Funcionários do BCE passam para ‘fase de preparação’ do euro digital

Embora a emissão de um euro digital não esteja garantida, os funcionários do Banco Central Europeu estão avançando para a próxima fase do projeto.

O conselho do Banco Central Europeu (BCE) anunciou que iniciará a “fase de preparação” do projeto do euro digital após dois anos de investigação.

Em um aviso divulgado em 18 de outubro, o BCE disse que planeja “começar a lançar as bases para a possível emissão de um euro digital” a partir de 1º de novembro, acrescentando que a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC) não era uma conclusão precipitada. O anúncio foi feito após a divulgação de um relatório de 44 páginas sobre o design e a distribuição de um possível euro digital.

A fase de preparação, como o BCE se refere ao próximo estágio do projeto, durará dois anos e se concentrará na finalização das regras para a circulação da moeda digital, bem como na seleção de possíveis emissores. As autoridades disseram que a próxima fase incluirá “testes e experimentação” baseados no retorno dos usuários e nas exigências do banco central.

“Depois de dois anos, o Conselho do BCE decidirá se passará para a próxima fase de preparativos, a fim de preparar o caminho para a possível emissão e implantação futura de um euro digital”, disse o BCE. “O lançamento da fase de preparação não configura uma decisão sobre a emissão de um euro digital. Essa decisão só será considerada pelo Conselho do BCE após a conclusão do processo legislativo da União Europeia.”

Nosso Conselho de Governança decidiu passar para a próxima fase do projeto do euro digital.

Em novembro de 2023, começaremos a lançar as bases para a possível emissão de um euro digital. Uma decisão sobre a emissão de um euro digital será tomada em uma etapa posterior.

— European Central Bank (@ecb)

Em junho, a Comissão Europeia propôs um plano legislativo para implantação de um euro digital, com o objetivo de fazer com que os usuários acessem a CBDC por meio de seus bancos. Fabio Panetta, membro do conselho executivo do BCE, reiterou seu objetivo de ter um euro digital em circulação junto com o dinheiro, com muitos dos mesmos recursos de privacidade.

Muitos membros do espaço cripto criticaram a presidente do BCE, Christine Lagarde, por afirmar em um vídeo que o euro digital poderia ser usado para controlar movimentações financeiras dos usuários. Ela acreditava estar falando com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quando fez tal afirmação. O lançamento de uma versão digital do euro provavelmente chamará a atenção dos reguladores e formuladores de políticas públicas que serão eleitos para o Parlamento Europeu em junho de 2024.

LEIA MAIS

Você pode gostar...