Radar Altcoin: 3 sinais mostram que adoção em massa de criptomoedas está em andamento

Uma série de grandes acontecimentos nas finanças e na cultura popular indicam que 2021 oficialmente deu início à adoção em massa de criptomoedas.

A marcha em direção à adoção em massa da tecnologia blockchain e das criptomoedas deu passos significativos em 2021. O crescimento dos setores de finanças descentralizadas (DeFi) e dos tokens não fungíveis (NFT) colocou a indústria nos holofotes da grande mídia diariamente.

Desde o surgimento de criptomemes, como o Dogecoin (DOGE) e o Shiba Inu (SHIB), até a popularização dos jogos no modelo “jogar para ganhar” e protocolos populares como o Axie Infinity, 2021 tem como objetivo mostrar ao mundo como oportunidades de geração de renda que existem dentro do ecossistema de criptomoedas.

Desde o surgimento de moedas meme, como Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB), até a popularidade do modelo de jogo “jogue para ganhar” e de protocolos como o Axie Infinity, 2021 tem mostrado ao mundo as oportunidades de geração de renda e valor que existem dentro do ecossistema de criptomoedas.

E não é apenas o envolvimento de cidadãos médios que indicam que a adoção em massa de criptomoedas está acontecendo. Vários acontecimentos importantes nas finanças e na cultura popular mostram que a tecnologia blockchain está lentamente se tornando um esteio na sociedade global.

Estes são alguns dos acontecimentos mais significativos em 2021 que indicam que a adoção em massa de criptomoedas chegou para ficar.

Grandes acordos de patrocínio chegam às manchetes da mídia tradicional

Um dos sinais mais significativos de adoção em massa em 2021 foi o aumento de grandes acordos de patrocínio e de parcerias entre empresas relacionadas a criptomoedas e outras organizações importantes, como equipes esportivas e associações de esportes profissionais, bem como celebridades populares e influenciadores.

Mais recentemente, a exchange Crypto.com chocou o mundo ao anunciar a assinatura de um contrato de direitos de nome de 20 anos com a empresa líder de esportes e entretenimento AEG para renomear o Staples Center em Los Angeles, casa do time de basquete profissional da NBA Los Angeles Lakers, para Crypto.com Arena.

Estamos extremamente orgulhosos de anunciar que o Staples Center, a arena mais icônica de Los Angeles, está recebendo um novo nome:

Crypto.com Arena

Como parte dessa parceria de 20 anos, também estamos entusiasmados em dar as boas-vindas aos @Lakers e @LAKings como nossos mais novos parceiros!

— Crypto.com (@cryptocom)

Como parte do acordo de US$ 700 milhões, a Crypto.com irá se associar ao Los Angeles Lakers e ao Los Angeles Kings, que se tornarão “parceiros oficiais da plataforma de criptomoedas”.

Este acordo da Crypto.com vem na esteira de um movimento semelhante ao da exchange de criptomoedas FTX, que no início do ano assinou um acordo de 19 anos e US$ 135 milhões com o Condado de Miami-Dade para renomear a arena do time de basquete profissional da NBA Miami Heat para FTX Arena.

Além desses importantes acordos de patrocínio com duração de vários anos e milhões de dólares envolvidos, tem havido uma série de outros acordos entre empresas da indústria de criptomoedas e associações esportivas, incluindo um acordo de patrocínio entre a Coinbase e a Liga Profissional de Basquete dos EUA (NBA), e uma parceria entre o New York Digital Investment Group e o Houston Rockets, cujos jogadores serão pagos em Bitcoin (BTC) pela firma.

Grandes marcas abraçam a cultura NFT

Outro sinal de adoção em massa foi a incorporação da cultura NFT por marcas mundialmente reconhecidas, como o McDonald’s e o Burger King, que buscam capitalizar sobre a popularidade crescente do setor, buscando uma nova forma de interação com seus clientes.

Eu apresento a vocês o NFT mais importante. RT para a chance de ganhar um dos dez #McRibNFT exclusivos

não está a venda. nec. 50 U.S./DC, 18+ apenas. os vencedores precisam de uma carteira de criptomoedas para receber o NFT.

– McDonald’s (@McDonalds)

Apesar da repressão generalizada às criptomoedas na China, o McDonald’s chinês lançou sua linha “Big Mac Rubik’s Cube” de NFTs em 8 de outubro para comemorar o 31º aniversário da empresa no mercado local e distribuiu um conjunto de 188 NFTs para funcionários e clientes como parte da campanha.

Em setembro, o Burger King lançou uma campanha de marketing focada em NFTs intitulada “Keep It Real Meals”, na qual os clientes tinham a oportunidade de escanear um QR code estampado nas caixas dos sanduíches para receber uma das três peças de colecionáveis do jogo. Os jogadores que coletassem as três peças poderiam trocá-las por um colecionável digital, hambúrgueres liberados por um ano ou participar de uma ligação com uma das celebridades que faziam parte da campanha.

Toda essa atenção das grandes marcas e corporações em relação aos NFTs surge em um momento em que o interesse do público por tokens não fungíveis é crescente, conforme evidenciam dados do Google Trends. Pesquisas com frases relacionadas a NFT estão em níveis recordes e já ultrapassaram termos como “DeFi,” “Ethereum” e “blockchain”.

Os telespectadores também têm sido cada vez mais expostos a comerciais de criptomoedas com protagonistas famosos, incluindo o ator Matt Damon e o jogador de futebol americano Tom Brady. 

Finanças tradicionais finalmente adotam o Bitcoin

Um terceiro acontecimento que indica que a adoção de criptomoedas está em andamento foi a integração de projetos relacionados a criptomoedas aos nichos financeiros convencionais. O maior exemplo foi o lançamento do ProShares Bitcoin Strategy ETF (fundo negociado em bolsa), o primeiro ETF de Bitcoin a ser autorizado no mercado dos EUA.

O lançamento do primeiro ETF foi rapidamente seguido pelo lançamento do VanEck Bitcoin Strategy ETF, indicando que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está confortável em aprovar ETFs de futuros de Bitcoin neste momento, mas ainda não está preparada para permitir ETFs de Bitcoin à vista, algo que pode não acontecer tão cedo.

2021 também viu uma integração significativa da tecnologia blockchain com o setor financeiro mais amplo, uma vez que as principais redes de processamento de pagamentos, como Visa e Mastercard, fecharam diversos negócios relacionados à indústria de criptomoedas para permitir que os portadores desta classe de ativos possam usá-los como meio de pagamento.

Várias empresas influentes com foco em criptomoedas, incluindo a mencionada Crypto.com, assim como a BlockFi e a Coinbase, utilizam a rede Visa para alimentar seu sistema de cartões de débito e crédito, enquanto a Mastercard fechou uma parceria com a plataforma de ativos digitais Bakkt, também estabelecendo as bases para, eventualmente, dar suporte moedas digitais de bancos centrais (CBDC).

O fato de vários bancos centrais em todo o mundo terem anunciado que estão investigando ou desenvolvendo seus próprios CBDCs é uma prova da inevitável integração em massa da tecnologia blockchain ao ecossistema financeiro global mais amplo.

Embora seja provável que o mercado de criptomoedas como um todo continue a experimentar seus ciclos de crescimenteo e queda, como todos os mercados ao longo do tempo, os detentores de criptoativos devem ficar tranquilos em saber que, no longo prazo, a tecnologia de blockchain se encaminha à ampla adoção e integração em vários aspectos de nossas vidas diárias, à medida que a Internet das Coisas e a Web 3.0 continuam a se desenvolver.

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