White paper que apresenta exchange descentralizada de Bitcoin de Jack Dorsey foi publicado na sexta-feira

Não se trata de uma exchange descentralizada no sentido estrito do termo, mas sim uma plataforma ponto a ponto para troca de tokens sob a supervisão da Square.

Jack Dorsey, co-fundador e CEO da Square e do Twitter, divulgou um white paper na sexta-feira detalhando os planos para a exchange descentralizada de Bitcoin (BTC) que a Square pretende lançar – a tbDEX. Ao contrário da maioria das exchanges descentralizadas, ou DEXs, a tbDEX não utilizará um modelo não permissionado e, portanto, não terá seu próprio token de governança. Em vez disso, trata-se de um protocolo de mensagens projetado para facilitar relações de confiança sem a dependência de uma entidade centralizada para controlar o acesso a ele.

A tbDEX também pretende incluir recursos que a tornam muito menos descentralizada do que um DEX no sentido estrito do termo. Para começar, o protocolo exige que todos os participantes passem por verificações de “conheça seu cliente”, ou KYC, para se adequar à regulacão em função da jurisdição do usuário. Os usuários só podem conectar suas carteiras à exchange e trocar moedas entre si.

Além disso, o white paper propõe a implantação de soluções de análise de dados da blockchain integradas à DEX ou por meio de terceiros para rastrear transações na plataforma. Essa classe de soluções forenses de blockchain é um tópico potencialmente controverso. Tal sistema provavelmente permitiria às autoridades fazer referência cruzada de IDs de pagamento e endereços de carteiras públicas com informações KYC para revelar as identidades pessoais por trás das partes envolvidas nas transações. No entanto, aqueles que o defendem afirmam que tais meios de monitoramento são necessários para prevenir atividades ilícitas.

Mas os recursos centralizados da tbDEX também podem conquistar os entusiastas das criptomoedas. Um aspecto extraordinário discutido no white paper é o dos estornos, que não existe na maioria das DEXs. Se implementada, a capacidade de reverter as transações no tbDEX poderia potencialmente impedir perdas irreversíveis sofrida por investidores em caso de golpes típicos do ecossistema de finanças descentralizadas. A Square está recebendo comentários sobre o white paper através de uma conta recém-criada no Twitter.

 Nós temos um white paper.

— TBD (@TBD54566975)

LEIA MAIS

Você pode gostar...