BCE pretende criar um euro digital com maior eficiência energética do que a do Bitcoin
A arquitetura subjacente do euro digital pretende ter uma pegada ambiental insignificante em comparação com o Bitcoin e outros criptoativos.
O Banco Central Europeu, ou BCE, junta-se ao crescente clube de instituições financeiras amigáveis à criptomoedas ao anunciar a decisão de “lançar um projeto para se preparar para a possível emissão de um euro digital”. O tweet oficial do BCE observou:
“Veremos como um euro digital pode ser projetado e distribuído para todos na área do euro.”
De acordo com um comunicado de imprensa em 14 de julho, o conselho de administração do BCE lançou a fase de investigação de um projeto de euro digital. Esta fase está planejada para durar dois anos, durante os quais o Eurogroup projetará uma moeda digital focada nas “preferências dos usuários e aconselhamento técnico por comerciantes e intermediários”.
Compartilhando mais percepções, a declaração oficial do BCE também destacou seu sucesso na identificação das várias maneiras de proteger a privacidade do usuário, em sintonia com os requisitos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados do país. Eles adicionaram:
“Também mostrou que as necessidades de energia da infraestrutura seriam insignificantes em comparação com o consumo de energia e a pegada ambiental de cripto-ativos, como bitcoin (BTC).”
Um dos membros do conselho executivo do BCE, Fabio Panetta, esclareceu que o sucesso do euro digital dependerá muito do valor que ele agrega para “pessoas, comerciantes e intermediários financeiros na área do euro”.
Relacionado: Emirados Árabes Unidos prester a experimentar e lançar uma moeda digital interna
Em um cronograma semelhante, os Emirados Árabes Unidos também anunciaram interesse em lançar uma versão digital do dinheiro fiduciário do país. No plano de três anos que vai de 2023 a 2026, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos pretende estar entre os dez principais líderes financeiros em todo o mundo.
No que parece cada vez mais comum em 2021, os gigantes bancários ao redor do mundo estão anunciando seu interesse em experimentar vários tipos de criptoativos. Recentemente, o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, pediu ao Banco do Estado do Vietnã para começar a testar sua própria moeda digital.
Embora o criptoecossistema enfrente uma enorme resistência dominante, os governos agora estão cautelosos quanto a perder a inovação subjacente. À medida que mais e mais líderes continuam compartilhando seu interesse em experimentar moedas digitais, o Bitcoin está configurado para redefinir o “B” no setor bancário.
VEJA MAIS: