Chegada antecipada do hard fork Ethereum Istambul causa divisão na Testnet
A ativação em todo o sistema do hard fork Ethereum Istambul chegou dois dias antes e causou uma divisão da rede de teste Ropsten.
A ativação em todo o sistema do hard fork Ethereum Istambul chegou dois dias antes e causou uma divisão da rede de testes Ropsten.
Grande minerador empurra a corrente
Em 30 de setembro, o gerente da comunidade da Ethereum Foundation, Hudson Jameson, explicou no Twitter que ainda existem mineradores que contam com o antigo Ropsten, enquanto outros já estão explorando novas oportunidades.
O Cointelegraph reportou anteriormente, que Jameson citou que o lançamento do hard fork na testnet estava programado para ocorrer no início de outubro. Ele adicionou:
“Para quem estiver ouvindo boatos, escolhemos uma data por volta do dia 2 de outubro. […] No entanto, isso pode demorar um ou dois dias a partir dessa data, com base na rapidez com que os blocos são produzidos.”
No entanto, blockchains são sistemas complexos e suas atualizações são difíceis de prever com precisão. Istambul chegou dois dias antes do esperado, devido aos prazos de validação de bloco extraordinariamente rápidos, segundo Jameson.
A maioria dos mineradores da rede Ropsten não sabia que o Istambul havia chegado, o que resultou em uma divisão da rede de testes entre as mineradores da cadeia recém-atualizada e os que continuam minerando na cadeia antiga.
O líder da equipe da Fundação Ethereum, Péter Szilágyi, escreveu no Twitter que “o bifurcador Ropsten Ethereum Istambul é um pouco instável devido a um enorme minerador que empurra a cadeia não-bifurcada”.
Jameson ressaltou ainda que é para isso que servem as testnets e que a rede de teste Ropsten ficará instável até que “tudo dê certo”. Não está claro se esse “soluço” terá algum efeito na ativação do hard fork Istambul.
Ethereum blockchain quase cheio?
O Cointelegraph relatou anteriormente que o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, teme que a blockchain da Ethereum esteja quase cheia, o que poderia impedir que potenciais colaboradores se unissem. Ele adicionou:
“A escalabilidade é um grande gargalo, porque a blockchain Ethereum está quase cheia. Se você é uma organização maior, o cálculo é que, se ingressarmos, ela estará não apenas mais completa, como também estaremos competindo com todos pelo espaço da transação. Já é caro e será até cinco vezes mais caro por nossa causa.”