Departamento imobiliário de Dubai assina acordo com telecom para implementar blockchain
Acordo, que conecta imobiliárias à tecnologia blockchain, busca tornar Dubai a “cidade mais inteligente do mundo”.
O Departamento de Terras de Dubai (DLD) e a empresa de telecomunicações Etisalat assinaram um memorando de entendimento envolvendo tecnologia blockchain para imobiliárias, segundo a agência baseada nos Emirados Árabes Gulf Today reportou em 10 de junho.
O DLD trabalha sob gestão do Conselho Executivo de Dubai em serviços relacionados ao ramo imobiliário, enquanto a Etisalat é uma multinacional, com sua empresa Emirati servindo 15 países no Oriente Médio, Ásia e África.
Ambas as partes disseram que pretendem implementar padrões governamentais inteligentes e introduzir contratos digitais e gerenciamento sem papel para transações imobiliárias.
O sultão Butti Bin Mejren, diretor geral do DLD, disse que o acordo é parte do desejo de tornar Dubai “a cidade mais inteligente do mundo”.
O Gulf Today diz ainda que o acordo tem objetivo de aprimorar o registro e verificação de processos, acelerando transações enquanto mantém seguras as partes envolvidas.
Como noticiado pelo Cointelegraph, uma plataforma blockchain construida por uma das operadoras de telecomunicações dos Emirados Árabes foi oficialmente endorsada pelo governo em abril.
No último mês, a Enterprise Ethereum Alliance (EEA) lançou um relatório detalhando diversos casos de uso de blockchain relevantes para a indústria imobiliária. O relatório afirma que a tecnologia tem o potencial de aprimorar os registros de terras, aumentar a transparência e facilitar a transferência de propriedades.
Em abril, dois grandes bancos britânicos, o Barclays e o Royal Bank of Scotland, juntaram-se em um teste de blockchain projetada para agilizar as compras de imóveis.