Dólar digital chega ao Congresso americano e está próximo de se tornar realidade
O Dólar digital chega ao Congresso dos EUA e está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Projeto do Dólar digital está sendo desenvolvida por parceira da Ripple, que emite o XRP. Previsão é de que a moeda vai ser emitida pelo FED, Banco Central americano.
O Congresso americano criou uma força-tarefa para se debruçar sobre o projeto do Dólar digital.
Esse projeto, chamado originalmente de Digital Dollar Project, é realizado pela Accenture, gigante do setor de Consultoria (NYSE: ACN), em parceria com a Digital Dollar Foundation.
Nesse caso, vale lembrar que a Accenture é uma parceira da Ripple. A Ripple emite o XRP, que é a 4.ª maior criptomoeda da atualidade.
Dólar digital chega ao Congresso americano
O projeto do Dólar digital acaba de chegar ao Congresso dos EUA. Assim, o projeto será discutido na House Financial Services Committee’s Task Force on Financial Technology (Força-Tarefa sobre Tecnologia Financeira na Casa de Serviços Financeiro).
O objetivo dessa força-tarefa é discutir qual a melhor maneira de estimular a economia americana durante a pandemia do COVID-19.
Uma das questões centrais desse estudo é descobrir a maneira mais eficiente de entregar o stimulus check (auxílio-emergencial) aos americanos.
Na força-tarefa, o Dólar digital está “dividindo espaço” com o FedAccounts, que é uma iniciativa que permitirá aos consumidores de varejo abrir uma conta no FED. Atualmente, apenas os Bancos podem fazer isso.
Dessa maneira, a pandemia do novo coronavírus está acelerando o desenvolvimento da moeda digital americana, apesar do projeto ser recente.
O Dólar digital
O white paper do Dólar digital é o documento que explica o projeto para a digitalização da moeda fiduciária americana.
Segundo os desenvolvedores do projeto, haverá total integração com o FED, que é o Banco Central americano. Assim, mesmo que a moeda seja elaborada em Blockchain, ela será emitida pelo FED.
O Dólar digital possui 4 eixos de desenvolvimento:
- Suporte ao USD como a moeda de reserva global
- Melhora da eficiência de custos e tempo
- Acesso ampliado ao dinheiro e aos pagamentos dos bancos centrais
- Emulação de dinheiro físico em um mundo cada vez mais digital
Nesse caso, é interessante observar o primeiro eixo e fazer a correlação com o Yuan Digital, que é a versão digitalizada da moeda fiduciária chinesa.
No entanto, vale observar que o projeto dos chineses já está muito mais avançado do que o americano. Isso acontece porque o Yuan digital vem sendo elaborado há anos pelas autoridades chinesas. Inclusive, o Yuan digital já está sendo testado em empresas relacionadas ao governo chinês.
Portanto, embora o foco do projeto do Dólar não cite o caso chinês, é difícil deixar de relacionar ambas as moedas.
Será que o governo americano está tentando fazer frente à inovação da moeda chinesa digital?
O artigo Dólar digital chega ao Congresso americano e está próximo de se tornar realidade foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.