‘Todas as nossas soluções serão integradas com IA’, revela CEO da Microsoft
Numa carta anual, Satya Nadella descreveu os planos da Microsoft para IA, que incluem a integração da IA e do seu Copilot nos “produtos mais utilizados” da empresa.
A Microsoft parece pronta para apostar tudo na inteligência artificial (IA), com o presidente e CEO Satya Nadella delineando intenções de integrar a IA com todas as suas soluções de clientes e todas as camadas de tecnologia.
A empresa fez várias jogadas significativas de IA em 2023, sendo sua parceria com a OpenAI e seu AI Copilot integrado ao navegador da web sendo exemplos importantes disso.
Aqui está minha carta anual aos acionistas, uma olhada em como estamos reimaginando cada camada de nossa pilha de tecnologia nesta nova era da IA – e nossas oportunidades crescentes pela frente. https://t.co/lMZjxhDcMj
-Satya Nadella (@satyanadella) 19 de outubro de 2023
Em uma carta anual compartilhada via LinkedIn em 19 de outubro – uma plataforma de propriedade da Microsoft que lançou recentemente um assistente de IA – Nadella enfatizou que “a próxima geração de IA remodelará todas as categorias de software e todos os negócios, incluindo o nosso”.
“Cada área de solução do cliente e cada camada de nossa pilha de tecnologia serão reimaginadas para a era da IA. E é exatamente isso que já começamos a fazer.”
Falando sobre o AI Copilot da empresa, Nadella destacou que a Microsoft está “incorporando o Copilot em todos os nossos produtos e experiências mais usados”, bem como criando um aplicativo independente.
“Assim como hoje você inicia um sistema operacional para acessar aplicativos ou usa um navegador para visitar sites, acreditamos que você invocará um copiloto para realizar todas essas atividades e muito mais: comprar, codificar, analisar, aprender, criar”, escreveu ele.
Na carta, o CEO da Microsoft destacou dois avanços importantes que ele considera fundamentais “nesta nova era da IA”.
Em primeiro lugar, ele destacou o processamento de linguagem natural, um ramo da IA focado em ajudar os computadores a compreender texto e fala de forma semelhante aos seres humanos.
“Acreditamos que chegamos agora ao próximo grande passo em frente – a linguagem natural – e iremos rapidamente além, para ver, ouvir, interpretar e dar sentido à nossa intenção e ao mundo que nos rodeia”, escreveu ele.
Relacionado: Microsoft formará equipe de energia nuclear para apoiar IA: Relatório
Em segundo lugar, apontou para o “surgimento de um novo e poderoso motor de raciocínio” (IA generativa) e as suas capacidades para aspectos como resposta a perguntas, resolução de problemas e reconhecimento de imagens.
“Esta geração de IA nos ajuda a interagir com os dados de maneiras novas e poderosas – desde completar ou resumir textos até detectar anomalias e reconhecer imagens – para nos ajudar a identificar padrões e revelar insights mais rápido do que nunca.”
Até o momento, a Microsoft já integrou seu AI Copilot em serviços como Microsoft 365, Dynamics 365 e GitHub. Para sua unidade de jogos, entretanto , Nadella não delineou especificamente os planos de IA da empresa nessa área.
VEJA MAIS: