Criptomoeda sobre 50% em 24 horas após ser listada na Coinbase e registra alta de 170% em 7 dias
Token da plataforma imobiliária Propy é ‘independente do preço do Bitcoin’ segundo mapeamento do IntoTheBlock
Um mapeamento diário do CoinMarketCap na manhã desta sexta-feira (14) indicava que a criptomoeda Propy (PRO) registrava alta que chegava em torno de 50% aproximadamente 24 horas depois de ser listada pela Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. No acumulado dos últimos 7 dias, o token ERC-20 da plataforma blockchain imobiliária do estado da Califórnia somava ganhos em torno de 170 % no momento desta edição, quando o criptoativo era negociado a US$ 3,62 segundo o rastreamento. Além do Propy (PRO), foram listados pela Coinbase: Inverse Finance (INV), Liquity (LQTY), Polyswarm (NCT), e Goldfinch Protocol (GFI).
Mapeamento de um dia do par PRO/USD. Fonte: CoinMarketCap
Desde 2019, a empresa recebe investimentos da National Association of Realtors (NAR), que é a Associação Nacional de Corretores de Imóveis estadunidense, além de outros aportes do Vale do Silício e de outros investidores. A plataforma da imobiliária possibilita transações com criptomoedas que incluem tokens não fungíveis (NFTS), além de moedas fiduciárias.
Mapeamento de 7 dias do par PRO/USD. Fonte: CoinMarketCap
Além do impulso de sua listagem na Coinbase, a valorização do PRO também pode estar relacionada ao momento de turbulência do Bitcoin (BTC). É o que revela o monitoramento da plataforma de análise IntoTheBlock no momento desta escrita. Isso porque, de acordo com os dados, o PRO tem uma correlação ligeiramente negativa (– 0,04) frente à variação do BTC.
A correlação sugere certa independência do PRO em relação às oscilações do Bitcoin, ainda que o PRO tenha tendência de aumentar de preço durante os momentos de queda do BTC, de acordo com o que apresentava o indicador durante esta escrita. Segundo os dados, 84% dos investidores registravam ganhos e 90% dos tokens PRO estavam em posse de baleias, na ocasião do rastreamento.
Mapeamento de ganhos, concentração e correlação com o PRO/BTC: Fonte: IntoTheBlock
Outro exemplo recente de criptomoeda que disparou em pleno movimento de baixa do BTC foi o Chrono.Tech (TIME) que registrou ganhos de cerca de 100% em 7 dias esta semana e que já havia registrado uma alta verticalizada no Natal, mesmo com o mercado refletindo o crash de 4 de dezembro. O que reforça a necessidade de e os investidores conhecerem melhor os projetos, antes de apostarem em determinadas criptomoedas.
As ascensões do Propy (PRO) e do Chrono.Tech (TIME) não são casos isolados neste período de baixa do mercado. Em uma entrevista ao InfoMoney no final do ano passado, veiculada na última segunda-feira (10) no YouTube, o CEO da Binance Changpeng Zhao, o CZ, também falou, entre outros assuntos, sobre o potencial da blockchain para atrair financiamentos ao afirmar que “não existe uma escassez de dinheiro nesse universo.”
LEIA MAIS: