Traders explicam movimentos de preço do Bitcoin depois de quinto teste de US$ 10.000 em 11 dias
Preço do Bitcoin continua a rejeitar o nível de resistência de US$ 10.000, os traders explicam para onde vai o BTC.
O preço do Bitcoin (BTC) testou US $ 10.000 um total de cinco vezes nos últimos 11 dias. A ação do preço pode ser considerada uma tendência de alta ou de baixa, com base em diferentes perspectivas. O quíntuplo teste de um nível psicológico essencial de US $ 10.000 pode ser analisado de duas maneiras: O nível de resistência de US $ 10.000 está sendo enfraquecido a cada teste, ou a resistência é tão forte que os compradores não conseguem sair dele.
Muitos dos principais traders de criptomoedas acreditam que a área de US $ 9.000 é o ponto de partida para um novo rali estendido para a faixa de resistência de US $ 14.000 a US $ 15.000 e com US $ 20.000 como meta a médio prazo. Outros prevêem um recuo considerável para a região de US $ 7.000 a US $ 8.000, antes que o preço do Bitcoin possa atingir US $ 14.000 e depois tentar quebrar o recorde.
No curto prazo, cenário otimista para o Bitcoin
Os traders que esperam que o preço do Bitcoin recupere o nível de resistência de US $ 10.000 como suporte e vejam uma recuperação nos principais níveis acima dele prevêem que a área de resistência foi enfraquecida com vários picos na faixa de US $ 9.800 a US $ 9.900.
Bitcoin testa a faixa de resistência de US $ 9.900 a US $ 10.000 cinco vezes em 11 dias. Fonte: Tradingview
Os traders continuam a debater se a tendência atual de preços do Bitcoin no início de uma tendência de alta depois do aguardado halving em 11 de maio. Fundamentalmente, halving é um evento altamente otimista para o preço do Bitcoin, porque afeta diretamente o fornecimento do BTC , pois reduz pela metade a quantidade de Bitcoin minerada, diminuindo a taxa na qual o novo BTC é produzido e, posteriormente, quanto é vendido no mercado.
Historicamente, as reduções de 2012 e 2016 resultaram em um aumento de pelo menos 2.500% no preço. Portanto, a trajetória otimista do BTC é que a redução empurrará o preço do Bitcoin para frente, tanto no curto quanto no longo prazo.
De acordo com o pesquisador de criptomoedas Philip Swift, um indicador chamado Multiplicador de Média Móvel de 2 anos mostra que o BTC atingiu seu fundo em US $ 3.600 e rompeu uma linha de tendência de vários anos em US $ 5.800. No nível macro e em um cenário de mais longo prazo, Swift observou que o indicador sugere que a próxima meta razoável para o BTC é a máxima histórica de US $ 20.000. Swift tuitou:
“O $ BTC tem sido super otimista desde que estourou acima da MA de 2 anos. Tivemos a chance de acumular abaixo dele b4, os caras do fundo de hedge ficaram animados com o Bitcoin. Agora, pare agora o 2yrMA x5 [mais de US $ 20.000]. ”
Preço do Bitcoin com multiplicador MA de 2 anos. Fonte: Philip Swift
Da mesma forma, Nunya Bizniz, trader de Bitcoin, disse que o Bitcoin está mostrando uma “cruz de ouro” em um período alto, o que aconteceu apenas sete vezes na história do Bitcoin. A última cruz de ouro foi acionada quando o BTC pairava em torno de US $ 5.000 no início de 2019, quando se recuperou de uma queda para US $ 3.150. Bizniz tuitou:
“BTC Golden Cross (GC): GC = 50dma se move acima de 200dma. Aconteceu 6 vezes. Desses, apenas um ocorreu enquanto o 200MA está subindo. Uma GC de 7º está prestes a ocorrer com um leve gradiente crescente nos 200MA. ”
Uma cruz de ouro normalmente indica o início de uma tendência estendida de alta. No entanto, o risco é que o preço do BTC possa cair abaixo desse ponto de cruzamento quando isso acontecer, o que o torna um cruzamento de morte com uma estrutura de baixa.
The seventh golden cross in the history of Bitcoin forms. Source: Nunya Bizniz
For most of the macro bullish trends of Bitcoin to remain intact, BTC has to remain above $9,000 over the next week and continue to retest the $10,000 resistance level. The positive sentiment among professional traders also coincides with the moving average convergence divergence, or MACD, indicating an additional upside on a weekly Bitcoin price chart.
Gráfico semanal de preços de Bitcoin com MACD. Fonte: Satoshi Flipper
Com o Bitcoin permanecendo acima de US $ 9.000, o investidor em criptomoeda conhecido como “Light” enfatizou que o sentimento em torno do Bitcoin entre os principais traders é geralmente positivo, tuitando:
“Ainda vou encontrar um único trader / investidor competente que tenha pessimismo no Bitcoin neste momento atual. E aqueles que são longs são otimistas com convicção. Em retrospectiva, parecerá incrivelmente óbvio ou acontecerá que todos corremos muito à frente de nós mesmos. “
No entanto, quando a maioria do mercado é otimista, muitas vezes deixa o BTC vulnerável a uma correção antes de outra tendência de alta. Esse é o risco de uma retração profunda que outros traders altamente conceituados veem no curto prazo.
Cenário de pessimista para Bitcoin nas próximas semanas
Se as previsões otimistas do Bitcoin giram em torno do efeito positivo no preço do BTC que uma metade pode ter, as projeções negativas também giram principalmente em torno do halving. Nas duas partes anteriores, o preço do Bitcoin caiu após o corte, e a tendência de alta real não foi iniciada até 8 a 12 semanas depois do evento.
A tendência do Bitcoin a cair do halving, combinada com a falha em romper o nível de resistência de US $ 10.000 após cinco tentativas frustradas, alimentou a maioria das previsões de baixa para o BTC. O trader de Bitcoin conhecido como TraderXO disse em um tweet que o preço do BTC provavelmente cairá para os US $ 9.000 no curto prazo, com a região de US $ 8.000 como uma área de suporte mais baixa.
Faixa de preço de Bitcoin com base em sua ação de preço desde o início de maio. Fonte: TraderXO
Com base em dados de mercado, aproximadamente 72% do mercado futuro de Bitcoin está assumindo uma posição comprada. Isso significa que a esmagadora maioria dos traders espera que o preço do Bitcoin suba. Embora esse seja um dado positivo, ele também abre a possibilidade de um longo aperto.
Nos BitMEX, Bitfinex e Binance Futures, há cerca de US $ 716 milhões em longos ativos. Por outro lado, apenas US $ 273 milhões em shorts são arquivados. A grande discrepância entre longs e shorts diminui a probabilidade de um aperto curto e aumenta a probabilidade de um recuo profundo.
Variáveis fora da ação do preço
Os fundamentos do Bitcoin, como atividade na cadeia, liquidez e sentimento, diminuíram ligeiramente após a metade. Liesl Eichholz, chefe da estratégia de crescimento da Glassnode, escreveu
“Os fundamentos da cadeia de Bitcoin caíram um pouco na semana 20. O GNI registrou uma queda de 1 ponto durante a semana, elevando sua avaliação geral do ecossistema Bitcoin para 73 pontos. Essa desaceleração foi impulsionada principalmente pelo subíndice de Saúde da Rede, que diminuiu 8 pontos. ”
A pequena redução na liquidez e no sentimento geral foi causada principalmente por um declínio no interesse em relação ao Bitcoin antes e depois do halving. Antes do evento, o número de transações na rede blockchain Bitcoin e a atividade em várias plataformas aumentaram.
Considerando o hype pré-halving, Eichholz enfatizou que a leve queda nos fundamentos não é necessariamente um indicador negativo. Um fator positivo, no entanto, é um aumento no número de endereços com mais de 0,1 BTC, ou cerca de US $ 970.
O Bitcoin tem a imagem de uma moeda que pertence amplamente a baleias – ou seja, investidores individuais que detêm grande parte da oferta do ativo. No entanto, os dados mostram que a distribuição do suprimento de BTC melhorou, com mais pessoas possuindo o BTC. Rafael Schultze-Kraft, pesquisador da Glassnode, twittou:
“Atualmente, existem mais de 3 milhões de endereços #Bitcoin com pelo menos 0,1 $ BTC (valor atual: $ 975 USD). São 14% mais endereços do que há um ano hoje. “
Fatores externos, como dados e fundamentos da cadeia, mostram que não há eventos importantes que possam ter um impacto significativo no preço do BTC no curto prazo. Isso deixa a atual ação de preço do BTC, juntamente com as projeções de tendências macro, como os dois fatores que provavelmente influenciarão o preço do BTC nas próximas semanas.
Para ursos ou vendedores, o preço do Bitcoin caindo abaixo de US $ 9.000 para evitar uma cruz de ouro na região de US $ 9.000 e uma quebra otimista no gráfico semanal indicaria a retomada de uma tendência de baixa.
Para touros ou compradores, o preço do Bitcoin permanecendo acima da faixa de US $ 9.500 a US $ 9.600 indicaria que, apesar da forte resistência aérea, há demanda suficiente nos mercados spot, futuros, opções e institucionais para sustentar a tendência de alta do BTC.
LEIA MAIS