Noticias Cripto: B3 fecha parceria com Nasdaq, fan token do Grêmio esgota e novidades na Binance, Bybit, Mercado Bitcoin, Ripio e outras

Confira as novidades no mercado de criptomoedas no Brasil

O mercado de criptomoedas no Brasil está com diversas novidades nesta segunda semana de julho, entre elas uma parceria entre a B3 (que planeja lançar contratos Futuros de Bitcoin) e Nasdaq. Juntas as empresas vão desenvolver uma nova plataforma de clearing para bolsa do Brasil.

A estrutura é responsável pelo registro, compensação, liquidação e gerenciamento de risco da contraparte das transações executadas nos mercados financeiros. A parceria também apoiará a evolução contínua da plataforma da bolsa brasileira e ajudará a atender às necessidades de um mercado em rápida expansão, que exige foco contínuo em inovação.

O cronograma de trabalho entre a B3 e a Nasdaq terá uma estreita colaboração entre as equipes de engenharia, aproveitando a experiência da Nasdaq no fornecimento de soluções de compensação em tempo real para mais de 20 câmaras de compensação de contrapartes centrais (CCPs) em todo o mundo.

A bolsa do Brasil, por sua vez, compartilhará sua expertise única de operar mercados exigentes e de alto volume e oferecerá amplo portfólio de produtos financeiros para impulsionar melhorias na plataforma da Nasdaq.

O vice-presidente executivo e Chefe de Tecnologia de Mercado da Nasdaq, Roland Chai, afirma que os altos volumes, os grandes eventos disruptivos e as novas classes de ativos colocaram um desafio para os operadores de infraestrutura de mercado, enfatizando a necessidade de aprimorar a infraestrutura de tecnologia.

“Incorporar a tecnologia de compensação da Nasdaq trará benefícios para a B3 e apoiará no rápido crescimento do mercado brasileiro. Também damos boas-vindas à oportunidade de aprimorar nossos próprios produtos e soluções de pós-negociação, colaborando com grupos inovadores de infraestrutura de mercado como a B3″, diz Chai.

Fan token do Grêmio esgota

O Grêmio FBPA, em parceria com Win the Game e Mynt, comemora a finalização da pré-venda da primeira moeda digital do clube, o criptoativo $IMORTAL, que vai garantir aos apaixonados pelo tricolor uma série de vantagens exclusivas e produtos especiais. Marcada por um sold out histórico, no qual em menos de 72 horas foram vendidas 200 mil unidades do criptoativo, o projeto agora mira a próxima fase.

O clube acredita que com o sucesso da pré-venda, o projeto tende a se fortalecer ainda mais. Focado em proporcionar aos torcedores do Grêmio experiências únicas, a fim de que as relações sejam ainda mais fortalecidas, o $IMORTAL chega para revolucionar o modo que os gremistas se relacionam com o time.

O próximo lote dos tokens disponíveis para venda deve ocorrer ainda neste mês de julho. O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre Win the Game e Mynt, ambos do BTG Pactual. A Win, um banker do setor esportivo e de entretenimento, que é parte da Holding do banco, e a Mynt, plataforma de cripto do BTG Pactual.

“Acreditamos no projeto e no engajamento da torcida tricolor e ficamos muito satisfeitos ao atingir o sold out em tão pouco tempo. O $IMORTAL é uma forma de retribuir nossos torcedores por todo carinho e gremismo, dando a eles oportunidades de maior interação com nossos jogadores.” CEO do Grêmio, Marcio Ramos.

Binance

Outra novidade é da Binance, que anunciou uma parceria com a Coursera, uma das principais plataformas de aprendizado on-line do mundo, com mais de 124 milhões de alunos globalmente. Por meio da Binance Academy, braço educacional da Binance, a colaboração vai oferecer oportunidades educacionais em todo o mundo com um amplo programa a ser lançado nos próximos meses.

Os conteúdos vão abordar diversos tópicos, tanto para quem procura uma compreensão básica sobre blockchain, Web3 e cripto, quanto para quem deseja desenvolver as habilidades certas para seguir uma carreira no setor. Ao completar os cursos com sucesso, os alunos vão receber um certificado digital de conclusão.

Os programas serão desenvolvidos por especialistas da Binance Academy. Cada programa  consistirá em diversos cursos e incluirá palestras em vídeo, leituras, avaliações práticas ou projetos e avaliações de nível.

Além da parceria a exchange também anunciou a celebração de seu sexto aniversário com a campanha global “Construindo Juntos”. Com iniciativas como encontros virtuais e presenciais, concursos nas redes sociais e ofertas exclusivas, a exchange destaca a importância do engajamento com a comunidade para a expansão da indústria.

As atividades envolvem um concurso voltado para a escolha da comunidade, entre muitas outras atividades. Além disso, eventos presenciais ao redor do mundo na sexta-feira, 14 de julho, vão reunir a comunidade para comemorar, incluindo bolo de aniversário. No Brasil, o encontro vai ocorrer em São Paulo.

“Aqui no Brasil estamos animados em celebrar nosso sexto aniversário com a comunidade local, que é tão engajada e nos posiciona como um dos principais mercados para a Binance em todo o mundo. Agradecemos imensamente a dedicação e a confiança da nossa comunidade. Nosso sucesso é todo graças aos nossos usuários e trabalhamos incansavelmente por eles, para trazer mais liberdade financeira, segurança e cada vez mais inovações”, disse Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no país.

Bybit

Já a Bybit anunciou a listagem da stablecoin BRZ, emitida pela Transfero. Com a listagem, usuários brasileiros poderão transferir recursos diretamente para a  plataforma Bybit, comprar BRZ e usar a moeda digital com custo zero no primeiro mês. A Bybit  atrai os principais players do mercado, permitindo que traders operem a um nível profissional.

Isso porque os custos de transação na exchange são um dos mais competitivos do mercado, cobrando apenas 0,1% para transações Spot.

De acordo com Guilherme Prado,  diretor de Operações para o mercado de Língua Portuguesa da Bybit, uma das grandes vantagens de Bybit e Transfero serem parceiros está no fato de que possuímos a mesma missão de permitir que as pessoas possam ter amplo acesso aos mais diversos criptoativos. 

“Assim, faz sentido integrar o token BRZ em nossa plataforma e permitir que mais brasileiros possam negociar e administrar suas carteiras com mais facilidade”, explica o executivo.

QR Capital

A QR Capital anunciou a ampliação do seu escopo de atuação e um investimento para transformar o portal BlockTrends em uma EdTech do setor de cripto. A equipe que compõe a nova EdTech também esteve envolvida no lançamento dos dois cursos da gestora QR Asset, parte do grupo QR Capital em parceria com a B3, que somaram 26 mil alunos, 

A equipe do BlockTrends ganha também o reforço de Nicholas Sacchi, ex-head de pesquisa em ativos digitais do BTG e fundador do portal Future of Money, da Exame. A chegada de Sacchi também fomenta parcerias com nomes relevantes do mercado de educação, um dos pilares da empresa.

SmartPay

Outra novidade é da SmartPay que selecionou a Polygon como blockchain base para facilitar pagamentos com o PiX. Assim, a Truther passará a usar o blockchain Polygon para fazer transferências e pagamentos via PiX, usando USDT.

De acordo com Rocelo Lopes, CEO da SmartPay, o uso da Polygon marca um avanço significativo na integração de soluções de pagamento baseadas em blockchain no sistema financeiro brasileiro.

“Com a conexão entre as redes Polygon e PiX, a SmartPay está contribuindo para a adoção de tecnologias inovadoras e impulsionando a inclusão financeira no Brasil”, afirma.

Uma vantagem adicional do Truther é que os usuários poderão sacar reais em casas lotéricas, estabelecimentos com a opção de PiX Saque e, em breve, também em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Kanna Coin

A Kanna Coin, anunciou o lançamento de seus dois primeiros certificados NFTs. Os NFTs exclusivos serão disponibilizados para os Early members e Early Prime Members (Holders e Prime Holders) da comunidade da Kanna Coin que adquiriram os tokens KNN durante a pré-venda, de janeiro a março deste ano.

Os Prime Member receberão o NFT em sua carteira Polygon de forma gratuita. Para o restante da comunidade, será necessário apenas arcar com a taxa da rede, podendo escolher entre Polygon ou Ethereum. A fim de incentivar a participação da comunidade, a Kanna distribuirá alguns Matics (moeda da rede Polygon) para o mint no dia do lançamento na live que está prevista para 13 de julho.

Com a introdução dos certificados NFTs, a Kanna está abrindo caminho para futuros lançamentos que poderão ser negociados no mercado. Essa iniciativa tem como objetivo engajar ainda mais a comunidade e promover a participação ativa dos holders.

“Estamos entusiasmados em lançar nossos primeiros NFTs, queremos envolver nossa comunidade nesse e oferecer a eles uma experiência única de propriedade de ativos digitais”, afirma Luis Quintanilha, CEO da Kanna.

ABCripto

Já a ABCripto anunciou a chegada do Grupo Bancário Cainvest como novo associado. Com isso, a associação atinge 26 membros. Para Bernardo Srur, diretor-presidente da ABCripto, a chegada do Grupo Cainvest respalda ainda mais a associação como referência no segmento de banking.

“A empresa possui entre seus clientes os principais players globais do setor bancário, cada vez mais conectados com operações em ativos digitais. Assim, tê-los entre nossos associados mostra a relevância do setor dentro do sistema financeiro internacional”, afirma o executivo.

WEB3DEV

Quem também está com novidades é a WEB3DEV que vai ampliar sua rodada de investimento e anunciou a participação de Carlos Furlan, CEO do Pravaler. Esse investimento faz parte de uma rodada de captação de recursos visando levantar o total de US$ 1,5 milhão em fundos para a expansão da comunidade Latam.

Outra novidade é o lançamento de uma nova iniciativa para ajudar desenvolvedores a praticarem inglês e espanhol. Os encontros são realizados quinzenalmente para cada idioma, sendo, portanto, uma semana dedicada ao inglês e outra semana ao espanhol.

Segundo a WEB3DEV, a  iniciativa visa proporcionar um ambiente informal para praticar o aprendizado de línguas, mas não conta com aulas formais, apenas a prática. Além disso, os encontros contam, também, com a presença de falantes nativos para auxiliar os participantes.

“Muitas empresas internacionais nos procuram em busca de talentos fluentes em outras línguas. Queremos ajudar as pessoas da nossa comunidade a terem acesso a essas oportunidades”, afirmou o CEO e fundador da WEB3DEV, Daniel Cukier.

A participação é aberta aos membros da comunidade de todos os níveis de proficiência, desde iniciantes até falantes mais avançados.

Ripio

A 1ª edição do Modular, o megaevento organizado pela Ripio, ocorreu na Usina del Arte em Buenos Aires com a presença de mais de 1.000 participantes que testemunharam 21 painéis com mais de 80 palestrantes e moderadores convidados.

Uma grande variedade de tópicos de interesse para o setor foi abordada, desde stablecoins, DeFi, serviços cripto B2B, blockchain e IA, até um dos tópicos mais relevantes: regulamentação cripto, com a destacada participação dos reguladores da Argentina, Brasil e Uruguai. O evento também pode ser acompanhado por transmissão ao vivo e foi gravado no canal do YouTube da Ripio.

“O objetivo do Modular é que os participantes saiam mais enriquecidos, com mais ideias e contatos que promovam a adoção cripto na América Latina, a fim de continuar construindo a nova economia digital e o ecossistema cripto”, assim recepcionou e deu início ao evento Sebastián Serrano, CEO e Cofundador da Ripio.

Entre as novidades apresentadas, destaca-se a LaChain, uma blockchain de primeira camada rápida e de baixo custo, desenvolvida com o apoio de empresas com ampla experiência no setor, como Ripio, SenseiNode, Num Finance, Cedalio e Buenbit, e construída por meio da plataforma Polygon Supernets.

CoinLivre

A CoinLivre anunciou uma parceria com o Chagas e Hespanhol Advogados.

“É um nome de peso do mercado, que traz segurança jurídica para investidores que querem comprar ou disponibilizar seus tokens com a gente”, diz Fábio Matos, sócio da CoinLivre. “A ideia é estruturar uma plataforma digital de ativos virtuais compatível com o mercado tradicional. Nossos clientes estão amparados em relação às normas do setor, como a Lei de Regulação das Prestadoras de Serviços em Ativos Virtuais, do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários”.

Com isso, o escritório de advocacia se junta a outros parceiros da CoinLivre, como o Banco Genial Investimentos, Moore, Blocklize, MetaMap e OpenPix.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...