48% menos novos programadores de cripto no ano passado, aponta relatório de desenvolvedor

Os recém-chegados representam a maior porcentagem de desenvolvedores que deixaram o setor nos últimos 12 meses.

O número de novos desenvolvedores entrando no setor de criptomoedas caiu quase 50% no último ano, de acordo com a pesquisa do Relatório de Desenvolvedores da Electric Capital.

A última avaliação do estado do ecossistema de desenvolvedores de criptomoedas indica que programadores de longo prazo que trabalharam na indústria por mais de um ano se comprometem mais com o código e trabalham mais dias do que os desenvolvedores que saíram.

De acordo com os dados, o ecossistema de criptomoedas tem cerca de 21.300 desenvolvedores de código aberto ativos mensais estimados a partir de 1º de junho. O espaço viu uma queda de 22% no número de desenvolvedores desde junho de 2022.

A ressalva é que os desenvolvedores que deixaram o espaço são classificados como “novatos” que trabalharam na indústria por menos de um ano. O impacto da saída desses desenvolvedores foi menos significativo, considerando que eles foram responsáveis por menos de 20% de todos os commits de código nos últimos 12 meses.

Desenvolvedores de criptomoedas de longo prazo que trabalharam na indústria por mais de um ano são responsáveis por mais de 80% do código comprometido.

O Relatório de Desenvolvedores estima que cerca de 7.700 desenvolvedores novatos deixaram o espaço desde junho de 2022. Desenvolvedores emergentes que trabalharam na indústria por até dois anos aumentaram em 1650, enquanto desenvolvedores estabelecidos que têm mais de dois anos de experiência no espaço de criptomoedas aumentaram em 150.

O relatório observa que o declínio em desenvolvedores novatos é devido a menos codificadores explorando o trabalho no espaço de criptomoedas. Isso foi agravado por um mercado de baixa em curso, que tem suprimido os mercados de criptomoedas em geral.

Fonte: Relatório de Desenvolvedores da Electric Capital

Os analistas também sugerem que, embora a retenção de novos desenvolvedores em 2023 tenha sido significativamente menor do que em 2022 e 2021, a tendência não é “anormal” em um período de tempo mais longo.

“Se olharmos para a análise de retenção de coorte a partir de 2015, vemos que os desenvolvedores que se juntam durante os mercados de baixa saem mais rápido.”

Desenvolvedores novatos geralmente entram no setor de criptomoedas em torno dos picos de mercado. Houve uma predominância de 70% de desenvolvedores novatos seis meses após o pico do mercado de criptomoedas em janeiro de 2018. Isso foi seguido por uma predominância de 60% de novatos nos seis meses após o pico de todos os tempos do mercado em novembro de 2021.

Enquanto isso, desenvolvedores emergentes e estabelecidos tendem a dominar o setor quando o espaço de criptomoedas entra em território de mercado de baixa.

O segundo semestre de 2022 viu uma série de demissões em toda a indústria de criptomoedas, à medida que as empresas buscavam reduzir o tamanho em resposta a condições de mercado difíceis. A indústria então viu um declínio nas demissões a partir de fevereiro de 2023, de acordo com a pesquisa de mercado conduzida pelo Cointelegraph.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento na história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...