Competição impulsiona os investimentos em criptomoedas dos jovens traders, afirma supervisor do Reino Unido

Jovens investidores presumem que o mercado de criptomoedas é regulamentado, revela uma nova pesquisa da Autoridade de Conduta Financeira (FCA).

A maioria dos jovens investidores no Reino Unido está entrando no mercado de criptomoedas graças ao hype nas redes sociais e notícias, mas eles não estão cientes de que o mercado não é regulamentado, revelou um novo estudo publicado pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA).

O inquérito revelou que a maioria (69%) dos investidores com menos de 40 anos acredita erroneamente que os mercados de criptomoedas são regulamentados. Mais de três quartos (76%) dos jovens investidores que colocam dinheiro em ativos de risco, como criptomoedas, forex ou crowdfunding, são movidos pela competição com amigos e familiares.

Em uma tentativa de promover sua campanha InvestSmart (invista inteligentemente) de cinco anos, o supervisor financeiro entrevistou 1.000 investidores britânicos com idades entre 18 e 40 anos que investiram em produtos de alto risco, relata o The Independent. Lançada com um orçamento de US$ 15 milhões (£ 11 milhões), a campanha visa conscientizar os jovens sobre os investimentos de alto risco. A FCA estima que mais de um milhão de investidores no Reino Unido compraram investimentos de alto risco durante a pandemia de COVID-19.

A pesquisa descobriu que mais da metade dos participantes usa redes sociais, outras pessoas e notícias como motivadores principais ao investir em produtos específicos. Embora a maioria prefira retornos mais estáveis ​​do que movimentos dramáticos de preços, apenas 21% consideram manter seu investimento mais recente por mais de um ano.

Comentando os resultados, a diretora executiva de mercados da FCA, Sarah Pritchard, enfatizou que mais pessoas estão buscando retornos elevados com riscos mais elevados. “Queremos dar aos consumidores mais confiança para investir e ajudá-los a fazer isso com segurança, entendendo o nível de risco envolvido”, acrescentou.

A pesquisa da FCA vai ao encontro das observações de Jon Cunliffe sobre regulamentos de criptomoedas. Cunliffe, vice-governador de estabilidade financeira do Banco Central da Inglaterra, exortou os órgãos responsáveis a regulamentar as criptomoedas com urgência.

Cunliffe disse que a volatilidade dos preços dos ativos criptográficos “pode desencadear chamadas de margem nas posições das criptomoedas, forçando investidores alavancados a encontrar dinheiro para atendê-los, levando à venda de outros ativos e gerando spillovers para outros mercados”.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...