Como o Ethereum (ETH) influencia mercados de alta

Os preços do Ethereum (ETH) estão subindo novamente nos últimos dias, puxando os mercados cripto para cima mais uma vez.

O Ethereum é o ativo digital com melhor desempenho no momento, ganhando mais de 14% nas últimas 24 horas e superando todos os outros ativos entre os vinte primeiros por capitalização de mercado. Os preços do ETH atingiram uma alta intradiária de US$ 1.667 na quarta-feira (27), antes de sofrer um leve recuo.

O recente rali dascriptomoedas, que registrou um ganho total de US$ 200 bilhões em duas semanas, também foi conduzido pelo Ethereum e pelo impulso para sua tão esperada transição para a prova de participação (PoS).

Além disso, a relação ETH/BTC também está tendendo para seus níveis mais altos, pois o ativo continua a ter desempenho superior do que o Bitcoin (BTC).

O condutor dos touros

O defensor do Ethereum e fundador do Bankless, David Hoffman, propôs a noção de que os mercados de alta de criptomoedas foram impulsionados pelo ativo.

Em 2017, o boom da ICO (oferta inicial de moedas) que foi financiado em ETH elevou os mercados. Em 2021, um boom de DeFi (finanças descentralizadas) e NFT (tokens não fungíveis) também foi fundamental para o impulso do mercado. Eles também tinham o Ethereum como base, assim como muitas stablecoins que também alteraram a narrativa do BTC no último ciclo.

Hoffman previu que o próximo mercado altista também será liderado pelo Ethereum e os primeiros sinais estão mostrando exatamente isso. Seu raciocínio por trás dessa premissa é que o próximo mercado altista será baseado em taxas.

“O orçamento de segurança insustentável do Bitcoin não será um problema por 20 anos… já que o $ETH passa por um mercado em alta de 20 anos e ajuda a sustentar o preço do BTC ao longo do caminho”, comentou.

O contra-argumento é que as taxas do Ethereum tornaram o uso da rede insustentável para a maioria dos comerciantes de varejo que não são grandes investidores (baleias). Além disso, o The Merge não resolverá isso, pois a mudança de consenso para prova de participação não reduzirá necessariamente as taxas.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Ethereum tem um longo caminho a percorrer

Isso só ocorrerá quando a rede puder ser dimensionada com sharding e side-chains, e é provável que isso não aconteça até 2023, no mínimo.

O Ethereum tem um longo caminho a percorrer antes de estar pronto para a adoção pelas massas. Até mesmo o cofundador do projeto, Vitalik Buterin, disse recentemente que o sistema estaria apenas 55% completo após o The Merge.

Uma redução nas recompensas de emissão e staking provavelmente será um fator maior para o Ethereum no futuro, já que os investidores buscam ganhos de longo prazo de um ativo digital deflacionário e descentralizado.

O artigo Como o Ethereum (ETH) influencia mercados de alta foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...