Investidores chineses reiniciam instalação de mineração de Bitcoin no Irã

Uma instalação de mineração de Bitcoin chinês-iraniano deve retomar as operações depois de ser forçada a fechar no início do ano.

Após quatro meses de fechamento, a maior instalação de mineração de Bitcoin do Irã deve retomar suas operações.

De acordo com um relatório da IranWire, a decisão de reiniciar as operações na fazenda de mineração Bitcoin foi devido ao financiamento maciço oferecido por financiadores chineses.

Localizada em Rafsanjan, uma cidade na província de Kerman, no sudeste do Irã, a fazenda de mineração Bitcoin (BTC) estava no centro da controvérsia no início de 2021.

Em janeiro, as autoridades da província ordenaram o fechamento do centro de mineração em meio a apagões de eletricidade no Irã .

De fato, o centro de mineração Rafsanjan Bitcoin supostamente consome 175 megawatts-hora de eletricidade – quase um terço da energia total alocada para criptomoedas no Irã. Estabelecido em 2019, a fazenda de mineração de BTC é supostamente o maior data center do Oriente Médio.

Falando ao conselho municipal na quarta-feira, o representante da Rafsanjan, Hossein Jalali, argumentou que os enormes investimentos no centro de mineração de Bitcoin “não deveriam ser perdidos”.

No entanto, os moradores estão preocupados com o fato de que a reabertura está ocorrendo sem quaisquer esforços para mitigar os problemas de falta de energia elétrica.

A instalação de Rafsanjan é uma das muitas instalações de mineração de Bitcoin apoiadas pela China no Irã, especialmente na zona econômica especial do sudeste.

O dinheiro chinês fluindo para as operações de mineração de Bitcoin iraniano aparece um pouco à margem da relação econômica entre as duas nações sob a égide do “contrato de 25 anos”.

Leis mais rígidas de consumo de eletricidade estão forçando os mineradores chineses a saírem de alguns dos principais centros de mineração de criptomoedas do país. O Irã provavelmente oferece uma alternativa para tais empreendimentos, dados os baixos custos de eletricidade do país.

Enquanto isso, alguns mineradores de Bitcoin iranianos disseram que a presença de mineradores de Bitcoin chineses está tornando o empreendimento muito menos lucrativo para empreendimentos locais.

Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, a crescente cena de mineração criptográfica do Irã tem sido responsabilizada pela piora na qualidade do ar nas principais cidades do país.

LEIA MAIS

Você pode gostar...