Brasil ganha primeiro fundo de criptomoedas que mescla DeFi com ETF

A Vitreo anunciou nesta quinta-feira (15) o primeiro fundo de investimentos do Brasil que mescla ativos de finanças descentralizadas (DeFi) com fundo negociado em bolsa (ETF) de criptomoedas.

O Vitreo Bitcoin DeFi FIA é um produto voltado para o varejo que aloca 20% em tokens ligados ao ecossistema DeFi e os outros 80% em ETFs de cripto, como o HASH11, que estreia na B3 em 26 de abril após adiamento, e o QBTC11, da gestora QR Asset.

Segundo a Vitreo, o fundo de criptomoedas une duas teses de investimento e permite diversificar a carteira “com um ativo de risco com alto potencial lucrativo”.

Ao lançar mão de ETF de criptomoedas, a Vitreo disponibiliza um fundo que oferece maior exposição a criptoativos do que produtos convencionais para o varejo sem infringir a norma da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No entanto, ao analisar o regulamento a pedido da reportagem, o consultor e ex-analista da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Isac Costa, conta que o fundo não investe, necessariamente, a totalidade dos recursos em cripto por conta de regras específicas de ETFs.

“Desse modo, a exposição a criptoativos não é necessariamente de 100% do patrimônio líquido, mas sim uma ponderação do percentual alocado em criptoativos para cada fundo investido (ETF e fundos da Vitreo no exterior que investem em DeFi no limite de 20%)”, explica o especialista.

Segundo Isac Costa, ainda que os ETFs representem fundos de índice em criptoativos, como é o caso dos produtos da Hashdex e da QR Asset, o acesso aos investidores de varejo é admitido em virtude do papel do gestor em selecionar esses ativos, em conformidade com as exigências regulatórias.

O Vitreo Bitcoin DeFi FIA tem investimento inicial de R$ 1 mil, taxa de administração de 0,05% ao ano e não tem taxa de performance. Gerido pela Vitreo, o fundo de investimento é administrado pelo BTG Pactual, que recentemente também lançou um produto próprio que investe em Bitcoin.

O artigo Brasil ganha primeiro fundo de criptomoedas que mescla DeFi com ETF foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...