BNDES está usando Ethereum para emitir token
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar em janeiro de 2019 um piloto para o token do BNDES. O token é executado no blockchain da Ethereum e é apoiado de 1 para 1 em reais.
Para o piloto, o banco vai emitir centenas de dólares do BNDES para a National Film Agency, uma empresa de distribuição de filmes chamada El Cine, para criar e promover roteiros e produções cinematográficas no país.
Como o banco tem um histórico de corrupção envolvendo fundos mal alocados e supostos subornos, os criadores do projeto esperam que os dados públicos do blockchain do BNDES ajudem a reforçar a confiança nos bancos estatais.
O processo vai usar os certificados de identificação eletrônica do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A gerente de desenvolvimento de sistemas do BNDES, Vanessa Almeida disse:
“Podemos impor regras usando contratos inteligentes. A empresa que recebe o dinheiro só pode gastá-lo com empresas que trabalham no setor [de cinema].”
Em relação aos identificadores do CPNJ, ela acrescentou:
“Temos uma espécie de identificação que tem um certificado para enviar um token para a empresa, a empresa tem que assinar com este certificado… Saberemos com antecedência para qual endereço você pode enviar os tokens.”
Este projeto foi desenvolvido, com a ajuda do desenvolvedor da Ethereum Foundation, Alexandre Van de Sande, para permitir que cineastas se associem ao El Cine para coletar e compartilhar seus registros financeiros em tempo real. Os destinatários só poderão resgatar o stablecoin através do banco para o real.
Anteriormente, o Business Development da Corretora FlowBTC, Eduardo Salvatore, já havia elucidado o projeto em um post, onde entrevistou Alexandre Van de Sande.
Vanessa Almeida também disse que, esses dados de transações podem ser aproveitados para desenvolver e informar casos de uso futuros e ajudar a orientar políticas públicas, dando um mapa melhor desse setor da economia.
Rosine Kadamani, fundadora da Blockchain Academy no Brasil, disse que este piloto poderia ter efeitos de ondulação em todo o país. E declarou:
“Porque, infelizmente, o Brasil é muito conhecido por corrupção, há muitos questionamentos sobre o uso de fundos públicos. Eles começam com um stablecoin que é basicamente um controle contábil, porque tudo volta para o banco. Mas no futuro, se funcionar bem, existem outras implicações.”
De fato o líder técnico da iniciativa blockchain do BNDES, Gladstone Moises Arantes, Jr., disse que o banco irá reavaliar os resultados deste piloto e considerar expandi-lo para outras organizações que recebem financiamento público. Segundo ele, o conceito pode ser usado para outras instituições no país ou no governo como um todo.
FlowBTC lista EOS e faz promoção de Natal dando bônus de até 12 EOS mais sorteio de 25 EOS
Leia também
- Atlético Mineiro lança token para torcedores
- Razer lança aplicativo desktop e um sistema de fidelidade com tokens
- Governo dos EUA emite conselhos sobre ameaças de bombas que pedem Bitcoin
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash, Litecoin e EOS é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post BNDES está usando Ethereum para emitir token apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.