Bitcoin enfrenta a segunda maior dificuldade na história após o último ajuste

A dificuldade de mineração de Bitcoin teve sua segunda maior queda em sua história, superada apenas por um ajuste de -18% no final de outubro de 2011.

A dificuldade de mineração do Bitcoin (BTC) teve sua segunda maior queda na história, com um ajuste de -15% na segunda-feira, 3 de dezembro, conforme dados fornecidos pelo grande grupo de mineração chinês BTC.com.

O algoritmo de dificuldade de hashing do Bitcoin é normalmente ajustado a cada duas semanas para manter o tempo normal de bloqueio de 10 minutos. Ele foi ajustado pela segunda vez hoje desde o início do chamado “crypto winter” em meados de novembro, após o qual a dificuldade na mineração de Bitcoin tem caído constantemente.

The most recent adjustments of Bitcoin’s hashing difficulty. Source: btc.com

The most recent adjustments of Bitcoin’s hashing difficulty. Source: btc.com

A maior queda no histórico de dificuldades do Bitcoin ocorreu em 31 de outubro de 2011, com um ajuste de -18%, enquanto outro decréscimo (-13) em meados de outubro de 2011 é o terceiro maior decréscimo.

Um ajuste recente da dificuldade de hash do Bitcoin foi precedido por uma queda maciça do mercado, com o Bitcoin perdendo mais de um terço de seu preço desde 14 de novembro, de acordo com a CoinMarketCap. Especialistas financeiros atribuíram o colapso do mercado à pressão regulatória, à guerra por taxas de juros após o controverso Bitcoin Cash, e à condição “terrível” dos mercados globais.

A diminuição da dificuldade, juntamente com as desvalorizações do pânico e das moedas no mercado estão forçando os mineradores a desistirem. Em setembro, o CEO da pool de mineração de criptos F2Pool Shixing Mao, com sede na China, revelou dados sobre a rentabilidade da mineração.

De acordo com Mao, o ponto de equilíbrio para o Bitcoin foi entre US $ 3.891 e US $ 11.581, dependendo da marca e modelo do equipamento sendo usado. Na época da previsão, o Bitcoin estava sendo negociado em torno de US $ 6.400.

No final de novembro, uma semana após a queda maciça quando o Bitcoin pairou em torno de US $ 4.300, os mineiros chineses começaram a vender máquinas de mineração por peso, em oposição ao preço por unidade. De acordo com um post da F2Pool, os mineiros estão especialmente ansiosos para vender os modelos mais antigos, incluindo o Antminer S7, o Antminer T9 e o Avalon A741, já que eles atingiram seu “preço de parada”.

Depois de uma leve recuperação no fim de semana, onde o Bitcoin conseguiu ficar um pouco acima de US $ 4.000, a criptomoeda mundial caiu novamente no dia 3 de dezembro.No momento da impressão, o Bitcoin estava sendo negociado a US $ 3.887,09, uma queda de 7,22% durante um período de 24 horas.

Você pode gostar...