Department of Homeland Security dos EUA se interessa em investigar transações de Blockchains

O Department of Homeland Security dos EUA divulgou uma proposta que convida as partes interessadas a comentar e projetar aplicações para análise forense de blockchain.

O Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna) dos EUA (DHS – na sigla em inglês) está buscando informações sobre a investigação e análise de blockchains, incluindo aqueles usados ​​para moedas de privacidade, de acordo com uma notificação de pré-solicitação publicada em 30 de novembro.

O DHS lançou uma proposta, que convida as partes interessadas a comentar e projetar aplicativos para análises forenses de blockchain em relação a criptomoedas emergentes. A proposta também pede soluções que permitam aos investigadores conduzir análises relevantes sobre transações blockchain.

Notavelmente, o DHS afirma que, embora análises anteriores tenham sido conduzidas em análises de Bitcoin (BTC), isso cobre apenas um “escopo limitado no reino das criptomoedas”. A proposta do DHS busca aplicações de analítica de blockchain para altcoins orientados para a privacidade como Zcash e Monero, que operam em blockchains privados.

O documento observa que a pesquisa em andamento no campo facilita as tecnologias, cujas principais características incluem melhores recursos para manter o anonimato e a proteção da privacidade. Enquanto o DHS observa que esses traços são “desejáveis”, há “um interesse em rastrear e entender transações e ações no blockchain de natureza ilegal”.

A análise forense das transações blockchain poderia ser abordada de várias maneiras e considerar casos de uso de situação de dados diferentes, enquanto a solução desejada deveria “fornecer abordagens de trabalho para tratar implementações blockchain mais recentes”. O DHS também observa que a solução pode ser aplicada em outros aspectos administração:

“Devido ao impacto significativo em áreas como governança, aplicação de acordo de compartilhamento de dados e trocas analíticas criptografadas, há uma ampla variedade de aplicativos no governo e no mercado comercial que podem se beneficiar do desenvolvimento de produtos de sucesso”.

O documento atual é um aviso de pré-solicitação. Durante o período de pré-solicitação, a agência procura receber perguntas técnicas e consultas, mas não aceita solicitações formais de especialistas e empresas com possíveis soluções. A liberação da solicitação final está prevista para 19 de dezembro de 2018.

No final de novembro, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) anunciou que vai realizar um workshop de blockchain de dois dias em fevereiro. DARPA é o braço de pesquisa do Departamento de Defesa.

A agência federal está mais interessada em “vários caminhos menos explorados de protocolos de consenso distribuídos sem permissão”, incluindo a criação de protocolos de consenso distribuídos sem permissão em larga escala, sem pagar aos participantes, modelos de segurança e centralidades voltados para tais protocolos.

Você pode gostar...