Presidente do Banco da Rússia: banir a criptografia na Rússia é ‘bastante factível’

“Não podemos aceitar investimentos em criptomoedas”, disse a presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina.

Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, a presidentes do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, intensificou ainda mais o medo, a incerteza e a dúvida (FUD) em torno da regulamentação de criptomoedas no país. Quando questionada sobre a ascensão dos ativos digitais, Nabiullina fez as seguintes observações, conforme relatado pelo veículo de comunicação local finmarket.ru e traduzido pel Cointelegraph:

“Nossa atitude em relação às criptomoedas é de ceticismo, para dizer o mínimo. Há risco para os investidores do varejo e a volatilidade substancial desse tipo de ativo. Além disso, as criptomoedas são opacas por serem usadas com frequência em operações ilegais ou de natureza criminosa. Portanto, não podemos aceitar investimentos nestes tipo de ativo. Procuramos evitar que a infraestrutura financeira russa realize transações de criptomoedas. Isso é bastante viável.”

Os comentários de Nabiullina foram feitos um dia depois que relatórios conflitantes apontaram para a possibilidade de uma proibição irrestrita de exchanges de criptomoedas na Rússia. Como o Cointelegraph relatou recentemente, as preocupações com as criptomoedas chegaram até mesmo ao gabinete presidencial. Vladimir Putin fez um alerta sobre os ativos digitais.

Nesse contexto, países da ex-União Soviética continuam muito mais suscetíveis a crimes financeiros, como lavagem de dinheiro ou evasão fiscal, do que suas contrapartes ocidentais. Isso porque a privatização de empresas estatais a partir da dissolução da URSS concentrou o poder nas mãos de indivíduos que possuíam “capital” suficiente para comprar ações na época – máfias, gangues e participantes do mercado negro.

Relativamente falando, a natureza anônima, sem fronteiras, instantânea e sem regulamentação das criptomoedas seria, portanto, um facilitador de atividades criminosas na região. Em parte para combater o problema, a Rússia está priorizando o desenvolvimento do rublo digital para tornar-se um concorrente de peso para os criptavtivos desenvolvidos pelo setor privado.

LEIA MAIS

Você pode gostar...