Sistema de pagamentos do Fed enfrenta ‘bug’ e interrompe transferências nos EUA
Bancos salientaram que contas de clientes “permanecem seguras”, e saldos serão atualizados assim que o problema for resolvido
Alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos não conseguiram facilitar os depósitos dos clientes após uma falha em um dos sistemas de pagamento da Reserva Federal em 3 de novembro.
A Reserva Federal informou que o problema foi causado por um “problema de processamento” na Automated Clearing House (ACH), que é uma rede de processamento de pagamentos amplamente utilizada por bancos e empregadores para depositar salários nas contas bancárias dos funcionários.
A ACH é operada pelos Bancos da Reserva Federal e pela Rede de Pagamentos Eletrônicos.
Os bancos enfatizaram que as contas dos clientes “permanecem seguras”, e a Reserva Federal afirma que todos os seus serviços foram retomados às 13h44, horário de Brasília.
No entanto, os clientes ainda estão reclamando da situação. Uma usuária do X (antigo Twitter), Georgiaree Godrey, disse que ainda não recebeu seu pagamento e, como resultado, não consegue pagar o aluguel.
Hello. Some deposits from 11/3 may be temporarily delayed due to an issue impacting multiple financial institutions. Your accounts remain secure, and your balance will be updated as soon as the deposit is received. ^adrian
— Bank of America Help (@BofA_Help) November 3, 2023
Outro usuário do X, Des Imoto, afirmou que os fundos não podem ser considerados seguros se não estão na conta e sugeriu que o Bitcoin (BTC) poderia ser a solução para o problema.
“É o oposto de seguro, já que os fundos estão faltando. O Bitcoin resvolve isso.”
O usuário do X, LashishLizard, também perguntou ao Wells Fargo se eles iriam pagar as multas atrasadas impostas contra eles.
“Então vocês vão pagar as multas atrasadas de todos, as taxas judiciais e tudo mais associado a essa bagunça? Porque empresas de crédito, contas e locadores não querem ouvir que você não tem o dinheiro”, disse ele.
Hi, we appreciate you reaching out to us. We would like to see how we can help. Please send us your full name/ZIP/phone # and we would be happy to follow up with you. ^adrian
— Bank of America Help (@BofA_Help) November 3, 2023
Uma pesquisa da CNBC em setembro constatou que 61% dos americanos estão vivendo de salário em salário, um aumento em relação aos 58% de março.
Os relatórios de falhas dos bancos dos EUA começaram a aumentar por volta das 8h, horário de Brasília, em 3 de novembro.
Relatos envolvendo o Bank of America atingiram o pico de 313 durante um intervalo de 15 minutos às 13, no horário de Brasília, de acordo com o Downdetector. Chase e Wells Fargo atingiram picos semelhantes de 279 e 137 no mesmo período.
A Reserva Federal lançou o FedNow em julho, que permite que os bancos e serviços de transferência de dinheiro façam pagamentos instantâneos sem depender da ACH.