Mercados de derivativos de Bitcoin estão ‘mais saudáveis’ do que no primeiro semestre, diz a pesquisa após uma nova explosão de alavancagem
Muita coisa mudou em meio ano entre os derivativos e, por isso, os ganhos de preço do Bitcoin são mais sustentáveis, novas razões de análise.
O Bitcoin (BTC) abalou os traders alavancados no estilo clássico esta semana, mas novos dados sugerem que o mercado está amplamente mais saudável do que no início do ano.
Ao destacar as descobertas de seu último boletim informativo semanal, a empresa de análise de dados Arcane Research mostrou como os mercados futuros se tornaram alinhados no quarto trimestre de 2021.
Mercados mais saudáveis e perspectiva otimista
Com uma correção repentina de preço do BTC causando uma “dor severa” para os traders de longo prazo alavancados na quarta-feira, o sentimento começou a vacilar com a força do mercado.
Isso é injustificado, os números sugerem, já que estruturalmente, os mercados de derivativos estão muito mais sólidos do que eram durante a corrida inicial para US$ 64.900 em abril.
A Arcane focou na chamada base de futuros – a diferença entre o preço à vista do Bitcoin e o preço dos futuros em várias exchanges.
De janeiro a abril de 2021, houve um aumento acentuado na base de três meses, atingindo um topo de 46% e 45% para Binance e FTX, respectivamente, no pico histórico BTC / USD de abril.
Em contraste, os futuros de Bitcoin da CME eram negociados com um prêmio de apenas 12% na época.
Agora, no entanto, não apenas os três provedores são praticamente iguais, mas a base é muito mais baixa – mesmo com o Bitcoin superando seu desempenho de abril.
Atualmente, Binance, FTX e CME têm prêmios de 14%, 13% e 8%, respectivamente.
“A base é muito mais baixa agora do que quando o BTC foi negociado acima de US $ 60 mil em abril – indicando um mercado mais saudável”, completou a Arcane em comentários no Twitter.
Poucos dias para a decisão sobre o ETF de Bitcoin à vista
Como publicou o Cointelegraph, o ritmo de mudança entre as instituições no que diz respeito à exposição ao Bitcoin está se tornando ainda mais revelador.
O ouro, que teve um desempenho de preço medíocre durante um longo período em comparação com o BTC, está perdendo rapidamente à medida que os investidores optam pela criptomoeda predominante.
A Grayscale, operadora do maior fundo de Bitcoin, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), agora ultrapassou os ativos sob gestão do maior fundo de ouro do mundo.
Os fundos negociados em bolsa (ETF) com base em futuros de Bitcoin também estão estabelecendo recordes, enquanto a operadora Bitwise declarou esta semana que trocaria seus pedidos por um produto à vista.
Os reguladores dos Estados Unidos devem se pronunciar sobre o primeiro ETF à vista, da VanEck, em 14 de novembro.
LEIA MAIS