10 milhões: 5% dos brasileiros investem em criptomoedas, aponta estudo do Mercado Bitcoin
Realizado em parceria com a Mosaiclab, estudo também identificou que o número de investidores no mercado cripto ultrapassou os que investem na bolsa
O Mercado Bitcoin (MB) publicou, nesta quarta-feira (5), um estudo sobre o perfil de investidores de criptoativos no Brasil, intitulado “Revolução do sistema financeiro e tendências da criptoeconomia”. Dados do estudo apontam que 10 milhões de brasileiros já investem em criptomoedas, superando os 9,3 milhões de investidores na bolsa de valores.
5% da população em cripto
O estudo entrevistou 1.020 pessoas, com 18 a 55 anos, divididas nas cinco regiões do país. Um dos resultados obtidos aponta que 31 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e possuem algum tipo de investimento. Desta parcela dos brasileiros, 10,5 milhões (34%) se declararam investidores de criptomoedas.
Considerando a população brasileira em 215 milhões, o número de pessoas que alocam capital em ativos digitais é equivalente a 5% do total. Este número é maior do que o total de investidores que aplicam capital na bolsa bolsa (30%).
Investidores do mercado cripto por tempo de exposição a ativos digitais e montante investido mensalmente. Imagem: Mercado Bitcoin/Mosaiclab
Além disso, dados do estudo apontam que 43% das pessoas que alocam dinheiro em cripto têm até dois anos de experiência nesse mercado. Quanto ao montante investido, a maioria (52%) investe até R$ 5 mil.
Cabe ressaltar que uma fatia (20%) dos brasileiros que investem em cripto nunca viveu um ciclo de alta nos preços dos ativos digitais, já que não possuem mais de um ano nesse mercado. Ou seja, uma parcela considerável dos investidores se mantém resiliente mesmo durante a baixa nos preços dos criptoativos em relação às suas máximas históricas.
Outro dado importante identificado pelo estudo fala sobre os 20,5 milhões de investidores que ainda não têm exposição a qualquer ativo digital. Desta grande parcela de pessoas, a esmagadora maioria (92%) demonstra algum interesse em aprender mais sobre o mercado de criptoativos.
Percentual de investidores interessados em aprender mais sobre cripto. Imagem: Mercado Bitcoin/Mosaiclab
Apetite por conhecimento
Apesar de mais investidores optarem por criptomoedas em vez de ativos de risco tradicionais, como ações, muitos ainda se mostram perdidos sobre o mercado cripto.
Entre as pessoas que já alocam capital em ativos digitais, 82% afirmaram que têm muito interesse em conhecer mais sobre investimentos em criptoativos.
A falta de educação e conscientização sobre moedas digitais já é comumente apontada como uma das principais barreiras de entrada no mercado cripto. Agora, de acordo com os dados do estudo divulgado pelo MB, este problema também se mostra uma barreira de aprofundamento neste setor.
Preferência pelo investimento direto
A preferência dos investidores quanto à forma de exposição a criptoativos também foi aferida nas entrevistas.
A maioria (65%) dos investidores disse que considera investir diretamente em criptomoedas, com 34% manifestando interesse em se expor ao mercado cripto através de fundos de investimento.
Os tokens de renda fixa digital, como consórcio, precatórios e fluxo de pagamentos, também despertam interesse de um número considerável (29%) dos investidores. A parcela das pessoas que não pretendem investir em ativos digitais é de 16%.
Importância do mainstream
A entrada de bancos no segmento de ativos digitais gerou certo estranhamento nos investidores desse mercado, em boa parte pela impossibilidade de sacar as criptomoedas compradas nessas instituições.
Boa parte dos investidores atuais do mercado de criptoativos, no entanto, utiliza algum banco para se expor ao mercado cripto. A maioria dos entrevistados por MB e Mosaiclab (62%) utilizam bancos digitais ou corretoras tradicionais para comprar ativos digitais. Outra parcela considerável de investidores (42%) se expõe às criptos através de bancos tradicionais.
Principais meios utilizados por investidores de criptomoedas. Imagem: Mercado Bitcoin/Mosaiclab
Apenas pouco mais de um terço (34%) dos investidores expostos atualmente ao mercado de criptoativos investe através de exchanges ou outras plataformas que oferecem negociação de criptoativos.
Estes dados indicam que, embora não representem a experiência no segmento de criptoativos idealizada por muitos entusiastas, as entidades do mainstream têm sua relevância na hora de embarcar novos investidores no mercado de ativos digitais.
Leia mais: