CEOs da Uber e da Adyen dizem não ao Bitcoin por enquanto

O CEO da Adyen expressou preocupação com a volatilidade do Bitcoin em relação a um método de pagamento, enquanto o Uber “descartou rapidamente” as discussões sobre a compra do ativo.

Os diretores executivos da empresa de comércio eletrônico Adyen e o aplicativo de compartilhamento de transporte e entrega Uber ainda não estão seguindo os passos do Bitcoin da Tesla, mas por diferentes razões.

Em uma entrevista à Squawk Box da CNBC hoje, o CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, disse que as conversas sobre o Bitcoin (BTC) como um investimento para a empresa de tecnologia foram “rapidamente descartadas”. Khosrowshahi estava respondendo a uma pergunta sobre se a empresa copiaria o exemplo da Tesla separando uma porcentagem de sua carteira de investimentos em Bitcoin.

“Vamos manter nosso dinheiro seguro”, disse ele. “Não estamos no negócio de especulação. O lado positivo da nossa empresa é o nosso negócio que construímos, não os nossos investimentos em que investimos. ”

Os comentários de Khosrowshahi são curiosos, dados os relatórios das finanças do Uber. Embora a Tesla tenha mais de US$ 19 bilhões em caixa e pudesse investir cerca de 7,7% desses fundos em Bitcoin, os dados do HyperCharts mostram que o Uber tinha apenas US$ 5,6 bilhões em dinheiro no quarto trimestre de 2020, com fluxos de caixa negativos registrados nos últimos três anos – a empresa relatou pela última vez um lucro líquido trimestral no primeiro trimestre de 2018.

Fluxo de caixa do Uber. Fonte: HyperCharts

Pieter van der Does, CEO e cofundador da Adyen, processadora de pagamentos com sede em Amsterdã, não concordou com o sentimento de Khosrowshahi sobre investimentos em criptomoedas, mas expressou sua preocupação com o uso do Bitcoin para pagamentos devido à sua volatilidade – o preço do ativo cripto aumentou mais de 25% em uma semana para chegar a US$ 47.922 no momento da publicação.

“O Bitcoin é mais um ativo de investimento do que um método de pagamento”, disse van der Does. “Estamos interessados ​​nos métodos de pagamento que estão sendo usados ​​[…] Eu me pergunto se a grande movimentação no valor do Bitcoin o está ajudando como método de pagamento.”

Ao contrário de Adyen, Khosrowshahi disse que 78 milhões de usuários ativos mensais do aplicativo Uber podem ver o BTC ou outros tokens usados ​​como meio de troca:

“Vamos olhar para criptomoeda e/ou Bitcoin em termos de moeda para transacionar […] se houver um benefício aí, se houver necessidade, nós o faremos.”

Após a compra de Bitcoin de US$ 1,5 bilhão da Tesla esta semana, muitos executivos de empresas de tecnologia foram diretamente questionados se seguiriam o exemplo de Elon Musk e investiriam em criptomoedas ou se considerariam oferecê-la para pagamentos no futuro. Estrategistas do JPMorgan Chase argumentaram que a alta volatilidade do Bitcoin poderia impedir as empresas de adotar o ativo cripto como reserva de valor.

No entanto, algumas empresas já tomaram posições, provavelmente devido à cobertura da mídia em torno do Tesla e do aumento subsequente do Bitcoin. O CFO do Twitter, Ned Segal, sugeriu a idéia de pagar seus funcionários no BTC, mas a CEO da General Motors, Mary Barra, disse que a montadora não tinha planos de adicionar Bitcoin ao seu portfólio.

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