Por que ZK-rollups precisam de disponibilidade de dados, explica co-fundador da Polygon

Rollups de conhecimento zero são uma grande promessa para escalar blockchains, mas a tecnologia requer certas provisões para garantir seu sucesso.

As provas de conhecimento zero foram saudadas como um grande avanço para a tecnologia blockchain, mas a eficácia desses protocolos exigirá soluções simplificadas de disponibilidade de dados para desbloquear todo o seu potencial.

Anurag Arjun, cofundador da Polygon e do protocolo de disponibilidade de dados blockchain Avail, destacou a importância da disponibilidade de dados para ZK-rollups em uma entrevista com o Cointelegraph.

Os ZK-rollups são uma solução de escalabilidade de blockchain em camada 2 para redes blockchain, permitindo que as transações sejam agrupadas e enviadas para uma blockchain em camada 1 com o fornecimento de uma prova criptográfica. As provas ZK visam fornecer processamento de transações mais rápido e eficiente, mantendo a segurança de um sistema blockchain.

À medida que a Ethereum continua em seu roadmap após sua mudança para prova de participação após o Merge, a disponibilidade de dados deve se tornar um fator importante em uma dependência crescente de protocolos de escalabilidade de rollup para agrupamento e verificação de transações.

Arjun, que está liderando o crescimento da Avail após a cisão da plataforma da Polygon Labs, disse que os protocolos de blockchain de camada base do futuro terão que otimizar a disponibilidade de dados para provas, verificações e liquidações, em vez de execução.

 

“Se a execução está sendo escalada por camada 2s ou rollups, a camada base então não precisa se preocupar com a execução. Eles agora têm que otimizar as coisas que eles são usados, que é a disponibilidade de dados.”

A transição vê a tecnologia blockchain passando de uma “arquitetura de blockchain monolítica” para configurações mais modulares como a da Avail, que fornece infraestrutura para ZK-rollups e outras soluções de escalabilidade off chain.

Arjun disse que as provas ZK são subestimadas, dado que elas removeram a necessidade de suposições criptoeconômicas em sistemas blockchain:

 

“Isso muda toda a paisagem: você não precisa mais desses motores de execução muito pesados ou sistemas executados por validadores porque você tem ZKs que fornecem garantia absoluta de prova de execução. A única outra coisa que você precisa é da disponibilidade de dados.”

A importância da disponibilidade de dados para as provas ZK está ligada à natureza da tecnologia, que essencialmente fornece prova de uma transação ou estado de rede sem revelar os dados em si.

 

“É por isso que é chamado de prova de validade: não dá nenhuma indicação de como os dados são.”

Como Arjun explicou, os rollups enfrentam dois custos principais ao enviar dados de transações e dados de prova, com até 70% dos custos de hoje gastos no armazenamento de dados de transações na Ethereum. Os custos de envio de dados de transações e os custos de verificação de prova poderiam ser reduzidos significativamente usando um protocolo de disponibilidade de dados de camada base.

Fornecer um protocolo que lida com a disponibilidade de dados também aborda os custos atuais associados à apresentação de ZK-rollups e Optimistic Rollups para a blockchain Ethereum, por exemplo.

Arjun acrescentou que provas e dados andam de mãos dadas, apesar do fato de que os ZKs fornecem provas matemáticas verificáveis ou “garantia de prova de execução absoluta” on chain sem revelar dados ou a necessidade de os dados serem verificados.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...