Pesquisa de ZachXBT é citada em ação coletiva canadense de rug pull envolvendo NFT
De acordo com documentos judiciais, a equipe Boneheads foi acusada de quebra de contrato, apropriação indevida de fundos e enganar investidores.
O trabalho investigativo do detetive independente de blockchain ZachXBT foi citado em uma ação coletiva no Canadá contra Boneheads, um suposto rug pull (puxada de tapete) de tokens não fungíveis (NFT) de US$ 3,1 milhões.
Tweetando em 7 de julho, ZachXBT destacou esse processo ao reiterar as acusações de que a equipe Boneheads “desapareceu rapidamente e gastou os fundos da moeda em BAYCs [Bored Ape Yacht Club NFTs], artigos de luxo e outros itens que nunca cumpriram o roadmap.”
“Mais um caso em que minha pesquisa foi citada”, acrescentou ZachXBT.
A class action lawsuit was filed in Canada against the Boneheads team for the $3.1M NFT rug pull
The team quickly disappeared and spent the mint funds on BAYCs, luxury goods, and other items never fulfilling the roadmap
Yet another case where my research has been cited https://t.co/GoIGmPs50g pic.twitter.com/mboWXt3mfm
— ZachXBT (@zachxbt) July 7, 2023
A ação coletiva foi inicialmente movida no Tribunal Superior de Justiça de Ontário em meados de junho.
De acordo com uma declaração de reivindicação de 19 de junho, a equipe Boneheads foi acusada de quebra de contrato com investidores por não cumprir o roadmap (roteiro) do projeto, apropriação indevida de fundos, realização de declarações fraudulentas e declarações negligentes, entre outras coisas.
“Até a data de apresentação desta reclamação, a equipe Boneheads NFT não cumpriu uma única promessa de roteiro que havia feito aos compradores Boneheads NFT”, diz o documento, acrescentando:
“Os consumidores não receberam um único airdrop NFT, token, colecionável físico, acesso ao mercado, falsificação, aplicação de avatar, direito de voto, doação ou dezenas de outras promessas feitas aos consumidores em consideração pela compra ou cunhagem de um Boneheads NFT.”
Olhando para as referências ao ZachXBT, o arquivo destaca a investigação do detetive sobre o projeto publicado no Twitter em 14 de julho de 2022, junto com outras postagens do mês seguinte.
No tópico inicial, ZachXBT forneceu um resumo de como o projeto supostamente desviou fundos que deveriam ser usados para apoiar o roteiro de Boneheads.
ZachXBT também descreveu a rapidez com que o projeto se tornou inativo após a cunhagem e revelou quem eram os principais atores por trás do projeto enquanto rastreava suas travessuras duvidosas.
9/ Other TikTok videos exist of her flexing luxury trips, designer clothes shopping, and a Gwagon all after the project had raised $3.1m. pic.twitter.com/cTfJ0YXGt4
— ZachXBT (@zachxbt) July 14, 2022
“Apesar de meses de inatividade nas mídias sociais, a equipe Boneheads respondeu imediatamente às postagens de ZachXBT via Twitter, afirmando que Boneheads não era uma farsa, mas um ‘processo criativo deliberadamente lento’, diz o documento, acrescentando:
“Eles posteriormente anunciaram que 21, uma ‘nova’ coleção, seria lançada no aniversário do lançamento do projeto, em agosto de 2022. Nenhuma coleção desse tipo foi lançada.”
O trabalho de ZachXBT já foi usado em várias ocasiões para ajudar a construir casos contra maus atores no espaço NFT.
Em fevereiro, o FBI apreendeu 86,5 Ether (ETH) e US$ 100.000 em NFTs de um golpista de phishing após uma longa investigação da ZachXBT .
Em outubro de 2022, a unidade cibernética nacional da França também citou o trabalho do ZachXBT para ajudá-lo a capturar e cobrar um grupo de supostos golpistas de phishing suspeitos de roubar $ 2,5 milhões em NFTs.