Detetive ZachXBT é processado por difamação após que empresário drenou fundos de um projeto

O autor Jeffrey Huang alega que sua reputação foi danificada quando ZachXBT supostamente fez uma acusação falsa de que Huang desviou dinheiro

O investigador que se identifica como ZachXBT foi processado por difamação por uma das pessoas que ele acusou de fraude, de acordo com uma publicação feita em de 16 de junho. Jeffrey Huang, conhecido como MachiBigBrother no Twitter, acusou ZachXBT de prejudicar sua reputação por meio de falsas alegações.

MachiBigBrother também publicou um anúncio afirmando que está processando o detetive on-chain.

ZachXBT respondeu ao processo chamando-o de “infundado” e “uma tentativa de cercear a liberdade de expressão”. Ele prometeu “lutar contra isso”.

Em um tópico respondendo à sua própria publicação, ZachXBT vinculou o conteúdo publicado no Medium acusado de ser difamatório. Intitulado “22.000 ETH desviados e mais de dez projetos fracassados: a história de Machi Big Brother (Jeff Huang)”, o artigo acusou Huang de lançar “mais de 10 tokens de pump and dump e projetos NFT que falharam”, incluindo o serviço de gerenciamento de tesouraria Formosa Financial.

Uma das alegações feitas no artigo é que o cofundador da Formosa Financial, George Hsieh, removeu 11.000 Ether (ETH) do tesouro do projeto:

“A Formosa Financial piorou quando duas retiradas de 11.000 ETH cada foram feitas da carteira do tesouro da Formosa Financial em 22 de junho de 2018. Sem o conhecimento dos investidores, o cofundador George Hsieh atuando como o único diretor da empresa, empurrando uma recompra de ações por meio de ele mesmo, executando em ambos os lados.”

O artigo afirmava que Hsieh posteriormente deixou o projeto, deixando outros oficiais no comando. De acordo com ZachXBT, os fundos drenados do tesouro foram enviados para várias outras contas de carteira logo em seguida, incluindo uma que também recebeu fundos do domínio Ethereum Name Service harrisonhuang.eth.

Juntamente com outros dados on-chain, ZachXBT concluiu que “esses endereços estão ligados a Jeff Huang/Mithril”. ZachXBT culpou Jeff Huang pela drenagem de fundos, afirmando: “Este gráfico mostra as entradas de ETH de investidores anjos e rodadas privadas de investimento na carteira multiassinatura antes que as duas retiradas de 11.000 ETH fossem feitas por Jeff e George em 22 de junho de 2018.”

O Cointelegraph obteve a reclamação apresentada em 15 de junho em nome de Jeffrey Huang no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Oeste do Texas, Divisão de Austin. Nele, o advogado de Huang afirma que seu cliente não desviou fundos do projeto Formosa Financial, afirmando:

“O Requerente não apenas não desviou fundos do projeto Formosa Financial, como também nunca teve controle de quaisquer fundos da Formosa Financial, tornando o desfalque factualmente impossível. De fato, com base em informações e crenças, o Réu entendeu perfeitamente bem que, como um mero consultor externo do projeto Formosa Financial, o Autor não teria como acessar diretamente os fundos supostamente roubados em primeiro lugar.”

Além disso, a equipe jurídica de Huang alegou que os fundadores do projeto provavelmente foram os que roubaram o saldo em ETH do tesouro, já que os argumentos de ZachXBT “não levam em conta a explicação muito mais provável e óbvia de que pessoas de dentro da empresa, em vez de um consultor externo como o Requerente, coordenaram as transferências.”

O processo também alega que ZachXBT ganha dinheiro com doações devido ao seu trabalho como detetive on-chain, que alega ser o verdadeiro motivo pelo qual ele publicou o artigo.

Em sua publicação feita no Twitter em 16 de junho, ZachXBT negou essas alegações, afirmando que Huang está tentando “silenciá-lo”. “É repugnante ver isso chegar a esse ponto”, afirmou ZachXBT, “mas eu sabia que um dia isso aconteceria, pois o preço de dizer a verdade é que às vezes as pessoas não gostam do que você diz.”

ZachXBT já havia revelado dados sobre muitos golpes e ataques diferentes. Em 10 de junho, ele identificou atividades associadas a US$ 1 milhão em criptomoedas drenadas por meio de golpes de phishing no Twitter. Em 4 de junho, ele revelou estimativas de que US$ 35 milhões foram perdidos após uma brecha de segurança do aplicativo Atomic Wallet ser explorada.

Leia mais:

Você pode gostar...