Preço da XRP subiu 40% em um rali surpresa, descubra o porquê

O preço da XRP subiu 40% em um único dia, com as liquidações nas bolsas de futuros chegando a US$ 73,5 milhões.

O preço da XRP aumentou 40% nas últimas 24 horas, registrando um ganho de 52% no pico do dia. Por trás da recuperação surpreendente estava um grande squeeze no preço que causou enorme volatilidade em poucas horas.

É evidente que o aumento foi impulsionado por um pequeno aperto nas exchanges de futuros devido à velocidade da alta.

Gráfico de uma hora XRP/USD  (Coinbase). Fonte: TradingView.com

A XRP levou cerca de quatro horas para aumentar de $ 0,2536 para $ 0,3120. Desde então, caiu para cerca de US $ 0,3550 nas principais exchanges, incluindo a Binance.

O que desencadeou o grande squeeze de venda da XRP?

Em 23 de dezembro, quando todo o mercado corrigiu, a XRP teve a maior quantidade de liquidações, superando o Bitcoin (BTC) e o Ether (ETH).

As liquidações ocorrem no mercado de futuros quando o preço do ativo sofre um grande movimento de preço e uma posição long (compra) ou short (venda) está superalavancada.

Por exemplo, se um negociante usa uma alavancagem de 10x, ele pode negociar uma quantia que é 10 vezes maior do que o capital base. Mas se o preço do ativo se mover contra a posição em 10%, a posição é completamente liquidada. 

No caso da XRP, ocorreu um squeeze depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos apresentou uma queixa contra Ripple e dois de seus executivos.

A venda excessiva de XRP seguiu-se com o preço de XRP caindo até $ 0,2138. Mas, como o mercado oscilou fortemente para posições vendidas, uma pequena pressão ocorreu em 25 de dezembro.

Conseqüentemente, o preço XRP teve um rápido aumento em quatro horas. Nas últimas 24 horas, dados do Bybt.com mostram que US $ 73,5 milhões em contratos futuros de XRP foram liquidados.

Liquidações da XRP. Fonte: Bybt.com

Alguns analistas técnicos previram o squeeze nas vendas da XRP, identificando a tendência de vendas excessivas. Um analista com pseudônimo conhecido como “Crypto ISO” disse:

“ XRP provavelmente aumenta. É prudente vender a descoberto algo após uma queda tão grande com as novidades já divulgadas? Não tenho certeza de que a caixa é de alta e eu realmente e não tocaria nela, mas também não tentaria ordenhar muito mais em uma posição vendida. A exclusão da Coinbase pode ser o golpe final se isso acontecer. ”

XRP permanece em risco de fechamento de capital nos EUA

Os analistas permanecem divididos sobre o futuro de curto a médio prazo da XRP. Alguns dizem que, mesmo que o XRP seja considerado um título nos EUA, ele é usado globalmente e, como tal, o caso da SEC sozinho não significaria o fim da XRP.

Um trader de pseudônimo conhecido como “Credible Crypto” disse que XRP não é um título em Cingapura, Japão e algumas outras jurisdições. Ele escreveu:

“90% dos clientes do Ripples não estão nos EUA. Mais de 90% do volume de negociação de $ XRP ocorre em bolsas fora dos EUA. $ XRP NÃO é um título em Cingapura, Reino Unido, Suíça e Japão. Se você acha que o caso da SEC está enviando $ XRP para $ 0, pode não estar pensando objetivamente. $ XRP é global. ”

No entanto, o processo provavelmente ainda terá um grande impacto no token, uma vez que a Ripple é uma empresa com sede nos Estados Unidos e o fornecimento de XRP é administrado por cidadãos americanos. Conseqüentemente, “Neko”, um investidor de criptomoedas, disse que ainda é um grande problema. Ele afirmou:

“Isso é verdade sobre o volume. Mas você também está esquecendo que os administradores de $ XRP são cidadãos americanos e a corporação também. Se a SEC considerar que é um título, as exchanges que interagem com clientes dos EUA terão que ser retiradas da lista. Eu não diria que é um 0, mas ainda é um grande problema. ”

LEIA MAIS:

Você pode gostar...