xASTRO staking e as próximas ‘Terra wars’ elevam o preço do Astroport para novas máximas
O preço do ASTRO subiu para um novo recorde histórico após o lançamento do xASTRO staking e a expectativa dos traders de que o ecossistema Terra em breve travará sua própria versão das “curve wars”.
Projetos que são lançados em redes blockchain promissoras geralmente podem se beneficiar de um ambiente de baixa concorrência que lhes permite atrair novos usuários e liquidez a um ritmo mais rápido do que redes lotadas como a Ethereum.
Um exemplo recente disso é o Astroport (ASTRO), um formador de mercado automatizado (AMM) na rede Terra (LUNA), que viu um influxo de atividade juntamente com o aumento da atenção que está sendo focada no ecossistema Terra e seu Terra USD (UST) moeda estável.
Dados da CoinGecko mostram que, desde que atingiu uma mínima de US$ 1,28 em 7 de março, o preço do ASTRO explodiu 194% para atingir um novo recorde histórico de US$ 4,80 em 5 de abril.
Três razões para a valorização do preço observada no ASTRO são a maior atenção que o ecossistema Terra recebeu em relação às recentes compras de Bitcoin (BTC) para apoiar o UST, o lançamento de recompensas de staking xASTRO e um aumento no valor total bloqueado no protocolo.
Terra compra Bitcoin como garantia para o UST
A crescente popularidade da rede Terra pode ser um dos fatores mais significativos que ajudam a atrair a atenção e os usuários para o Astroport, já que a compra em andamento do BTC pela Luna Foundation Guard (LFG) com o objetivo de fornecer garantias para o UST está brilhando no ecossistema financeiro descentralizado da rede.
$UST com $10B+ em reservas de $BTC abrirá uma nova era monetária do padrão Bitcoin.
Dinheiro eletrônico P2P mais fácil de gastar e mais atraente para manter #btc
— Do Kwon (@stablekwon) 14 de março de 2022
O UST é agora a maior stablecoin descentralizada por oferta circulante e após a adição do BTC ao tesouro do LFG, o Astroport é o principal AMM atualmente em operação na rede.
Lançamento do xASTRO
Um segundo desenvolvimento que ajudou a aumentar a demanda por ASTRO foi o lançamento do xASTRO staking, que oferece aos detentores de ASTRO uma maneira de aumentar sua pilha.
Atualmente, os stakers de ASTRO podem ganhar um APY de 48,77% por fazer stake de seus tokens no protocolo e 0,1% de todas as taxas de negociação no Astroport são distribuídas aos stakers de ASTRO. Atualmente, mais de 65% da oferta disponível do ASTRO está em stake no protocolo, o que ajuda a pressionar positivamente o preço do ASTRO devido a uma oferta circulante reduzida em meio à crescente demanda.
Juntamente com um alto APY e compartilhamento de taxas, os apostadores ASTRO recebem xASTRO em troca. xASTRO é o token de governança para o protocolo e permite que os titulares ajudem a contribuir para futuras decisões envolvendo o desenvolvimento do Astroport. Os tokens ASTRO podem ser retirados do stake a qualquer momento sem um período de espera.
Guerras de liquidez do Terra e TVL em ascensão
O aumento da atenção no Terra e, posteriormente, no Astroport, levou a um aumento no valor total bloqueado no Astroport, que atualmente está em um recorde de US $ 1,71 bilhão, de acordo com dados da Defi Llama.
O aumento na demanda por ASTRO e UST deu origem às “guerras de liquidez do Terra”, que devem espelhar as guerras da Curve que estão ocorrendo no ecossistema de stablecoin na rede Ethereum.
Semelhante à competição por direção de liquidez e taxas no Curve Finance, o protocolo DeFi Retrograde está se posicionando como um clone da Convex Finance que visa acumular xASTRO pelas recompensas e a capacidade de influenciar as taxas de emissão para diferentes pools do Astroport.
Se o número de protocolos que procuram acumular xASTRO aumentar, mais oferta circulante de ASTRO será bloqueada e isso provavelmente colocará mais pressão de compra no preço do ASTRO.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
VEJA MAIS: