Dominância do Bitcoin cai e Ethereum sobe no par ETH/BTC

Durante a semana de 28 de março a 4 de abril, a Taxa de Dominância do Bitcoin (BTCD) caiu acentuadamente e está caminhando para as suas mínimas anuais.

Desde maio de 2021 o BTCD pairou acima da área de suporte horizontal de 40%, saltando acima dela três vezes (ícones verdes). O salto mais recente ocorreu no início de janeiro deste e levou a uma alta de 44,09% alcançada em 2 de março.

No entanto, o movimento de alta não pôde ser sustentado e o BTCD caiu acentuadamente durante a semana passada, criando um grande candle de baixa. Desde a alta de dezembro de 2021, o BTCD caiu 43,50%.

Gráfico do BTCD no TradingView
  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Leitura dos indicadores

O analista técnico @DoktorSatoshi tuitou um gráfico sobre o BTCD, afirmando que novas mínimas podem ocorrer devido ao recente fechamento de baixa.

Fonte: Twitter

Além do fechamento semanal de baixa, os indicadores técnicos são um pouco baixistas. Enquanto o salto inicial foi precedido por uma divergência de alta no RSI e no MACD (linhas verdes), o RSI agora desenvolveu uma divergência de baixa oculta (linha vermelha).

Isso é um sinal de continuação da tendência de baixa e pode significar que ocorrerá um eventual rompimento abaixo da área de 40%.

Gráfico do BTCD no TradingView

As leituras do gráfico diário fornecem uma perspectiva de baixa mais decisiva. Enquanto o BTCD saltou no nível de retração de 0,5 de Fibonacci em 41,60%, tanto o RSI quanto o MACD estão caindo.

Além disso, o primeiro está abaixo de 50, enquanto o segundo é negativo. Ambos são considerados sinais de uma tendência de baixa. Portanto, suportam o cenário em que ocorrerá uma queda abaixo da área de 40%.

Gráfico do BTCD no TradingView

ETH/BTC

Um aumento no par ETH/BTC geralmente causa uma queda no BTCD, já que o Ethereum mantém sua posição como a maior altcoin em valor de mercado. Desde maio de 2021, o token está dentro de um canal paralelo de alta, com seu preço subindo desde que saltou em sua linha de suporte em 9 de março.

Atualmente, o preço está se aproximando do meio do canal em 0,08 satoshis. Se conseguir recuperá-lo, seria um indicativo muito otimista de que novas máximas poderiam ser realizadas. Isso se encaixaria na possibilidade de uma queda do BTCD em direção a novas mínimas.

Gráfico do BTCD no TradingView

O artigo Dominância do Bitcoin cai e Ethereum sobe no par ETH/BTC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...