World Payments Report 2018: A DLT falha em atender às demandas do mercado financeiro
The World Payments Report 2018 descobriu que o blockchain atualmente não é capaz de atender aos requisitos do mercado financeiro.
The World Payments Report 2018 publicado em 16 de outubro descobriu que a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) não é atualmente capaz de atender às demandas do mercado financeiro. O relatório anual foi compilado conjuntamente pela empresa de serviços de consultoria e tecnologia Capgemini e pelo banco europeu BNP Paribas.
Para preparar o relatório, os pesquisadores conduziram uma avaliação baseada em múltiplos critérios, incluindo governança do setor, dinâmica do mercado, demografia e infraestrutura de habilitação. As empresas também entrevistaram executivos e distribuíram uma pesquisa on-line para os participantes do setor.
No relatório, os autores abordam os desafios enfrentados pela adoção do DLT. De todos os participantes da pesquisa, 85,9% afirmaram ter falhado a falta de interoperabilidade, 83,1% de falta de clareza regulatória e 77,8% a questão da escalabilidade, como fatores que limitam a adoção. Mais de 60% dos entrevistados destacaram problemas como segurança, custo de implementação e tempo necessário para adicionar um bloco à transação.
O relatório também afirmou que a inovação e os projetos de DLT eram frequentemente confinados a laboratórios de pesquisa ou ao estágio de prova de conceito (PoC). A falta de interoperabilidade entre os sistemas DLT e os sistemas bancários supostamente dificulta a implementação de soluções escalonáveis. “Vários sistemas DLT criam um mercado fragmentado com conectividade limitada entre soluções, o que leva a ineficiências e adoção limitada”, diz o relatório.
De acordo com o relatório, o risco legal para o DLT é representado por um ambiente regulatório incerto e pela falta de estruturas legais na maioria dos países. O relatório cita uma experimentação de três anos com o DLT pelo De Nederlandsche Bank (DNB), dizendo que “em seu estado atual, ele [DLT] falha em atender as demandas muito altas de uma infra-estrutura do mercado financeiro”.
O DNB, no entanto, afirma ainda que o DLT poderia substituir algumas infra-estruturas de mercado, incluindo liquidações interbancárias e transacções entre divisas. Segundo o DNB, essas áreas poderiam alavancar o potencial máximo da DLT, com benefícios que superam os custos.
A questão de saber se blockchain é escalável o suficiente para atender a determinadas demandas do mercado tem sido motivo de preocupação para muitos participantes do setor. Um recente estudo de 19 semanas realizado pela Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) concluiu que o blockchain é capaz de suportar o volume diário de comércio do mercado acionário dos EUA. O DTCC observa que o estudo testou apenas a funcionalidade básica, afirmando que o trabalho subsequente deve determinar se o DLT é capaz de atender às necessidades de resiliência, segurança e operacionais.