Por que o Bitcoin, Ethereum e todo o mercado cripto está em baixa

Um artigo de opinião sobre por que o mercado está caindo

As opiniões aqui expressas são do próprio autor e não representam necessariamente a visão do Cointelegraph.com.

Do jeito que eu vejo, os investidores em 2017 – e especificamente no 4ºT – queriam comprar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) com o único propósito de trocá-lo por tokens específicos da ICO em que queriam investir. Os compradores de Bitcoin e Ethereum não queria possuir Bitcoin ou Ethereum. Eles queriam comprar os recém-lançados tokens da oferta inicial de moedas (ICO), mas precisavam comprar Bitcoin e Ethereum como uma forma de conseguir o que queriam. Os donos da Bitcoin e da Ethereum não queriam vender. Eles estavam assistindo o preço de suas participações aumentar, então por que eles? Eles também acreditavam em Bitcoin e Ethereum. Então, em um “mundo bid-ask”, o preço subiu.

Então, as empresas iniciantes que completaram suas ICOs se tornaram baleias, que começaram – como um grupo – a descarregar seus tokens em dezembro e janeiro, invertendo assim a dinâmica da enorme demanda por Bitcoin e Ethereum para todos os vendedores de Bitcoin e Ethereum. Depois que a ressaca do Ano Novo diminuiu, as startups precisaram trocar sua criptografia por fiat para pagar os engenheiros e construir suas startups.

Então, foi um pânico correndo sobre o banco. A pressão dos reguladores dos Estados Unidos no terceiro e quarto trimestres de 2017 resultou em uma parada lenta e quase total das ICOs no início de 2018. Depois disso, as ICOs pararam ou desaceleraram radicalmente. Novos emissores de tokens começaram a aceitar fiat sem a necessidade de passar pela Ethereum, que matou mais demanda e deixou apenas vendedores e “hodlers” e nenhum comprador. Em um “mundo de oferta e oferta”, o mercado despencou. Uma dinâmica interessante do mercado atual é que os preços de todas as criptomoedas são altamente correlacionados entre si. Basta olhar para o preço de qualquer token no CoinMarketCap, e você notará uma correlação perfeita entre os preços da maioria deles. Bitcoin e Ethereum sobem e descem juntos, e a maioria dos outros tokens são correlacionados da mesma maneira. Não deveria ser assim, mas sem nenhum banco analisando e relatando essas startups – como fazem para a Apple, Amazon, Microsoft, etc. – é assim que é por enquanto. Assim, o Bitcoin pode aumentar ou diminuir o preço do seu token, mas agora parece que a atração gravitacional funciona em ambas as direções.

Em 2018, algo mais desenvolvido. Ficou claro que todos esses ICOs financiados não foram diligenciados por anjos experientes em tecnologia real ou VCs – eles não eram, em sua maioria, fichas nas quais você realmente gostaria de investir. Anteriormente, todas essas moedas estavam correlacionadas ao aumento do preço do Bitcoin e do Ethereum, mas agora elas estão sendo arrastadas para baixo. Eles estão todas correlacionadas, e a grande parte do valor total do mercado está afundando o “navio de criptos” em geral.

Why Bitcoin, Ethereum and the Entire Crypto Market Are Down in Value

O que acontecerá é que todas essas startups fracas acabarão sendo liberadas, e ficaremos com algumas empresas decentes e incríveis. Hoje, os investidores de varejo do Sudeste Asiático e de todo o mundo não estão mais apostando e jogando dinheiro na última ICO para participar de algum evento blockchain – ou pelo menos não nos volumes do quarto trimestre de 2017. Ele costumava ser 20% institucional (VC) investidores e 80 por cento de varejo. Agora, são 80% dos investidores institucionais, se não mais. Faz sentido para mim que, se VCs fortemente marcados como a16z, Pantera Capital e 7BC.VC investirem em uma startup a partir de seu amplo funil de investimentos após a realização de due diligence de VC, os investidores de varejo desejarão investir – seguindo a liderança do VC em jurisdições em que isso esteja em conformidade com a lei de valores mobiliários local (ou, nos EUA, se a partida tiver entrado com um S1, Reg A + etc.).

Chegou a hora da chegada de VCs experientes para levantar recursos reais de VC, gerar grandes volumes de fluxo de negócios, processar esse fluxo de negócios com equipes totalmente centralizadas e descentralizadas, qualificadas para realizar a devida diligência, financiar as melhores, bem como ajudá-las. as empresas de portfólio executam e gerenciam o risco do investidor por meio da diversificação e da construção de portfólio. Temos visto um retorno ao financiamento de capital sã – e não apenas para fichas. Os investidores agora possuem patrimônio e fichas. Alguns casos descentralizados de “jogo puro” exigem apenas tokens – mas novamente com due diligence real e tradicional – antes de simplesmente jogar dinheiro. Também estamos vendo um retorno às avaliações de mercado, em vez de uma equipe que abandonou o ensino médio em busca de uma avaliação pré-money de US $ 50 milhões ou US $ 100 milhões sem nunca ter cumprido uma folha de pagamento ou obtido qualquer substância antes de obter esse tipo de avaliação.

As novas empresas a serem financiadas em 2019 – e a serem listadas em 2019, 2020 e 2021 – serão muito melhores, em média, do que o corte de 2017, resultando em uma recuperação no mercado. Empreendedores experientes apoiados por VC estão agora trabalhando em startups de blockchain, o que significa que a população de equipes de gerenciamento evoluiu além dos anarquistas originais do Bitcoin.

Bitcoin em si é resiliente, comprovado pela sua sobrevivência de múltiplos Mt. Gox e numerosos ciclos de altos e baixos. A curva de longo prazo do Bitcoin é para cima e para a direita. Depois que as moedas infames ficam sem dinheiro e desaparecem, o mercado se tornará muito mais robusto. Muitos dos gerentes ficaram delirantes devido à sua experiência de viajar pelo mundo e concluir suas ICOs, achando que o BTC e o ETH só subiriam e subiriam enquanto não trocassem o suficiente de sua criptomoeda por fiat. Não só eles tinham risco de inicialização, mas eles insensatamente adicionaram risco de câmbio (foreign exchange).

Portanto, a boa notícia é que essas startups fracas, que nunca deveriam ter existido, ficarão sem dinheiro antes do esperado, porque sua criptomoeda é inútil quando convertida em fiat do que eles pensavam no momento em que completavam seus financiamentos. A liberação dessas moedas atualmente enfraquecendo o mercado impulsionará o mercado. Hoje, as startups trocam sua criptomoeda no momento certo.

Why Bitcoin, Ethereum and the Entire Crypto Market Are Down in Value

Eu também prevejo que veremos algumas startups matadoras decolando e gerando adoção em massa, o que trará usuários mainstream ao mundo da criptomoeda e – em um mundo gravitacionalmente correlacionado – isso elevará a maré de todo o mercado. Provavelmente veremos algum videogame se tornar uma sensação enorme – como o Angry Birds – ou algo que vai impulsionar a adoção de um token. Espero ver algo mais que ninguém nunca pensou – como o Skype – que todos começam a usar, o que atrairá grandes populações para o mundo da criptomoeda, pois o valor simplesmente estará lá.

É imperativo que todas as empresas passem para o blockchain para que nenhuma das partes possa adulterar o número de quantos “widgets” foram vendidos ou com quem recebe o quê. Todos os dados comerciais, governamentais e de saúde devem estar no blockchain – e muito em breve, será inaceitável que não entre em um acordo comercial e confie na outra parte para informar quantos widgets foram vendidos na China, the U.S. or Africa. Uma vez que essas transações ou eleições estejam no blockchain e ninguém possa adulterar os dados, todos os lados podem confiar uns nos outros. A grande figura aqui é que o mercado verá um grande aumento e uma tendência de longo prazo para cima e para a direita.

2019 pode ser um excelente momento para investir em um fundo de VC focado em blockchain ou investir em startups de blockchain tomando lições a bordo de VCs de alto desempenho que têm uma forte equipe de investimento experiente em empreendedor com experiência em alcançar desempenho de IRR de capital de risco de quartil superior e desempenho de cash-on-cash.

Andrew Romans é um empresário de capital de risco sediado no Vale do Silício na 7BC.VC e na Rubicon Venture Capital, além de autora de dois dos 10 livros mais importantes sobre Venture Capital na Amazon e Masters of Blockchain.

Você pode gostar...