O que é arbitragem de criptomoedas e como ganhar dinheiro com isso

Como se proteger de serviços de arbitragem de criptomoedas fraudulentos?

A arbitragem de criptomoedas é usada em todo o mundo por traders em busca da melhor negociação em diferentes mercados, tirando vantagem sobre preços em diferentes exchanges. O que é, afinal, arbitragem de criptomoedas? É possível ganhar dinheiro com arbitragem de criptomoedas? É seguro?

Primeiro, a arbitragem é uma prática adotada por toda a sorte de investidores, seja em bolsas de valores ou no mercado cripto. Como em todo mercado, é preciso buscar serviços de confiança, com boa reputação e experiência no mercado.

Na essência, a arbitragem de criptomoedas aproveita pequenas diferenças de preço em diferentes exchanges para comprar e vender, conseguindo lucrar com isso. Há uma infinidade de materiais que tratam sobre o que é e como usar a arbitragem de criptomoedas a seu favor. Vamos tratar um pouco disso.

O que é arbitragem de criptomoedas?

Existem exchanges em todo o mundo e em cada uma delas uma oportunidade para ganhar dinheiro com arbitragem de criptomoedas. Cada uma das exchanges oferece aos consumidores oportunidades de comprar criptomoedas. Entre elas, sempre pode haver diferenças nos preços oferecidos para moedas digitais como Bitcoin (BTC).

Esta disparidade pode ser influenciada por regiões onde as criptomoedas estão com alta demanda. Os traders na Coréia do Sul, por exemplo, acabaram pagando mais por Bitcoin em dólares do que teriam feito nos Estados Unidos, Europa e até outras partes da Ásia.

O preço do Bitcoin também foi influenciado em Hong Kong no ano passado em meio à turbulência política local. Em agosto, os comerciantes estavam pagando 2% a mais por moeda do que em outros lugares. No mesmo mês, também houve um prêmio de 4% na Argentina, depois do peso despencar em decorrência do resultado das eleições.

Por quê há variação de preço entre exchanges de criptomoedas?

Pode haver uma infinidade de razões. As flutuações nas moedas podem significar que o suprimento de uma moeda esteja sendo subvalorizado nas exchanges. Os mercados também possuem defeitos, e pode ser difícil chegar a uma sincronia entre todas as exchanges. Informações assimétricas entre compradores e vendedores também são um terreno fértil para a arbitragem de criptomoedas. Infelizmente, com margens de lucro pequenas, as taxas de negociação podem fazer com em alguns casos a arbitragem não seja lucrativa. 

Mesmo quando condições econômicas e políticas extremas são removidas da equação, as diferenças de preços entre as exchanges também podem criar condições propícias à arbitragem de criptomoedas. Como ganhar dinheiro com isso?

Quais os métodos usados na arbitragem de criptomoedas?

Em essência, há três tipos de arbitragem de criptomoedas: espacial, entre fronteiras e de estatística.  Vamos explicar o que é no que consiste que cada tipo de arbitragem de criptomoedas.

A arbitragem espacial envolve tirar proveito dos diferentes preços de criptomoeda cotados em duas exchanges diferentes, como explicamos anteriormente. No caso da arbitragem transfronteiriça, o conceito é semelhante, com a diferença de que as duas exchanges envolvidas em uma transação estão localizadas em países diferentes. Já a arbitragem estatística é uma estratégia de alta tecnologia que geralmente envolve modelagem matemática.

Este método é mais arriscado do que outras técnicas, pois pode envolver o uso de algoritmos de negociação que capitalizam discrepâncias de preços que podem existir somente por um curto período de tempo.

Além disso, é neste terceiro tipo de arbitragem de criptomoedas que surgem oportunistas e esquemas criminosos, oferecendo rendimentos vultuosos “garantidos”, como foi visto no Brasil durante todo 2019. Como se proteger deles? 

Como se proteger de serviços de arbitragem fraudulentos?

Ao longo de 2019, no Brasil, milhares de pessoas foram prejudicadas por empresas que supostamente ofereciam serviços de “arbitragem” de criptomoedas, mas no fim acabavam bloqueando os fundos de seus clientes e deixaram milhões de pessoas desfalcadas.

Como já foi explicado, é possível terceirizar o serviço de arbitragem de criptomoedas e ganhar dinheiro com isso, mas é preciso buscar empresas com solidez, segurança e experiência no mercado. Além disso, é também necessário que o cliente tenha a custódia de seus ativos, com acesso às informações de todas negociações na blockchain e liberdade para liquidar suas posições quando bem entender.

Em muitos casos de empresas brasileiras que ofereciam plataformas que supostamente “arbitravam” negociações, a custódia dos Bitcoins era da própria empresa, o que fazia com que na prática os clientes nunca tivessem posse dos seus BTCs investidos.

Quando os saques nessas empresas começam a ser bloqueados, a desculpa recorrentemente é a mesma: invasão de hackers, falta de regulação e saldo supostamente bloqueado em exchanges internacionais. Sempre, ou quase sempre, essas alegações só fazem com que os criminosos ganhem mais tempo.

É possível ganhar dinheiro com arbitragem de criptomoedas?

Como discutimos neste artigo, agora sabemos o que é arbitragem de criptomoedas, mas é possível ganhar dinheiro com isso? A resposta é sim, tanto que milhares de traders fazem uso desta estratégia e empresas robustas oferecem serviços de arbitragem para seus clientes.

No entanto, os traders têm sempre de estar atentos à legislação de cada país, às taxas de negociação e na confiabilidade de quem se está negociando antes de enviar qualquer ordem de compra e venda.

Proteja seus ativos, tenha sempre a custódia dos seus fundos e estude a melhor negociação de arbitragem. Há plataformas globais que conectam traders e que podem te ajudar a compreender mais profundamente o que é uma arbitragem de criptomoedas segura e ainda ganhar um bom dinheiro com isso.

LEIA MAIS

Você pode gostar...