O que configura a capitulação do mercado de criptomoedas e qual o seu significado

A capitulação do mercado de criptomoedas gira em torno do medo dos investidores de mais perdas em uma espiral descendente aparentemente interminável, mas também é o período de maiores oportunidades de investimento.

Capitulação significa literalmente ceder. Nos mercados financeiros, esse termo reflete um período de vendas agressivas, quando os últimos touros admitem a derrota para se tornarem eles próprios ursos.

O que é a capitulação do mercado de criptomoedas?

Suponha que uma criptomoeda caia 30% durante a noite. Um investidor fica com duas opções: pode mantê-la ou vendê-la para realizar as perdas.

Haveria uma queda acentuada no preço se a maioria dos investidores decidisse realizar seus prejuízos. Além disso, essa pressão de venda pode produzir um fundo de preço, já que os ursos acabam ficando sem moedas para vender.

Mas, embora seja muito difícil prever e identificar a capitulação, existem alguns sinais de mercado recorrentes que podem ajudar os traders a se prepararem para tal evento.

Uma capitulação do mercado cripto normalmente incluirá a maioria destas condições:

  • Queda abrupta de preço
  • Grandes volumes de negociação
  • Condições de sobrevenda
  • Alta volatilidade
  • Uma grande queda no número de grandes detentores (baleias)
  • Fundamentos negativos do mercado

Por exemplo, o colapso repentino do FTX Token (FTT), token nativo da extinta exchange de criptomoedas FTX, em novembro de 2022 referendou a maioria dos sinais de capitulação, conforme mostrado no gráfico abaixo.

Gráfico diário FTT/USD. Fonte: TradingView

As criptomoedas, especialmente aquelas com capitalização de mercado e liquidez extremamente baixas, sempre terão maior volatilidade durante períodos de capitulação. Mas as capitulações do mercado de criptomoedas nem sempre são ruins para os investidores. Pelo contrário, eles fornecem o período de oportunidade máxima de lucros à medida que o preço do ativo atinge suas mínimas locais.

Por exemplo, o Bitcoin (BTC) e o Ether (ETH) testemunharam vários eventos de capitulação de mercado nos últimos oito anos, acompanhados por grandes volumes de vendas e preços baixos, como o “Corona Crash”, capitulação do mercado ocorrida em março de 2020 devido à pandemia do COVID-19.

Qual é o significado de uma capitulação do mercado de criptomoedas?

Muitos traders e investidores experientes veem uma capitulação do mercado cripto como o prenúncio de um fundo de preço. Como resultado, eles preferem acumular durante um mercado em declínio, absorvendo assim a pressão dos vendedores e criando terreno para uma possível reversão de alta à frente.

Além disso, eventos de capitulação normalmente removem os investidores de curto prazo do mercado e gradualmente alternam o foco para entidades com uma perspectiva positiva de longo prazo, já que quase todos que teriam propensão para vender já o fizeram.

Isso normalmente se reflete em um aumento consistente do suprimento circulante das chamadas “moedas antigas” de Bitcoin – aquelas mantidas por endereços por mais de seis meses.

Suprimento antigo de Bitcoin ativo por mais de 6 meses. Fonte: Glassnode

Essas moedas são menos propensas a serem gastas, revela uma pesquisa da Glassnode, observando:

“As moedas antigas normalmente aumentam de volume durante as tendências de baixa do mercado, refletindo uma transferência líquida de riqueza de moedas de novos investidores e especuladores, de volta para os pacientes investidores de longo prazo (HODLers)”.

Por fim, acertar o fundo do mercado durante um evento de capitulação é extremamente difícil, pois o processo pode levar meses, se não vários anos, como aconteceu com o Bitcoin em 2014-2016.

Os traders geralmente contam com dados históricos de fundos de mercado anteriores para antecipar possíveis eventos de capitulação usando uma infinidade de métricas e indicadores.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...