O que é um ETF de criptomoeda e como ele funciona?

Um fundo negociado em bolsa (ETF) de criptomoeda rastreia o preço de um ou vários tokens digitais e consiste em várias criptomoedas.

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) cresceram em popularidade como meio de investimento desde meados da década de 1990 devido à sua liquidez intradiária e baixos custos de transação. Em geral, os ETFs rastreiam um índice específico e geralmente são negociados em bolsas.

Em um mercado de valores mobiliários, os ETFs permitem que os investidores negociem suas ações continuamente ao longo do dia de negociação, ao contrário dos fundos mútuos, que só permitem que os investidores comprem ou resgatem ações no final do dia de negociação.

No mercado de criptomoedas, um fundo que rastreia o preço de um ou vários tokens digitais e consiste em várias criptomoedas é chamado de ETF de criptomoeda. Este artigo discutirá como um ETF de criptomoeda funciona e os benefícios e riscos envolvidos nos ETFs de criptomoeda.

O que é um ETF de criptomoeda?

Um fundo é tratado como negociado em bolsa se atender a um dos dois critérios a seguir:

  • Os ETFs de criptomoedas investem em negócios transformando aplicações de negócios criando e implantando a tecnologia blockchain.
  • Os ETFs baseados em blockchain investem em produtos de investimento em criptomoedas fornecidos por gestores de ativos como Bitwise ou Grayscale ou futuros e opções, cujos preços estão vinculados ao desempenho de Ether (ETH), Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas.

Em geral, os ETFs de criptomoedas são o caso de uso estendido da tecnologia blockchain. Por exemplo, os ETFs de Bitcoin são o primeiro ETF cripto que tenta rastrear o preço do BTC, a criptomoeda mais valorizada entre os ativos digitais.

Em 18 de outubro de 2021, o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) começou a negociar ETFs de Bitcoin, seguido por Valkyrie (BTF) e VanEck (XBTF). Embora não haja ETFs vinculados diretamente ao preço à vista do Bitcoin (o preço de mercado atual pelo qual o título subjacente pode ser comprado ou vendido), os gerentes desses produtos observam o preço do BTC por meio dos mercados futuros. Além disso, o Bitcoin Investment Trust da Grayscale não pode ser acessado pelo público convencional, pois não é um ETF.

Além de oferecer exposição indireta ao BTC, os ETFs de Bitcoin podem representar riscos para os investidores se o fundo detiver uma parcela considerável do mercado de futuros. Portanto, os investidores devem ser cautelosos ao investir em títulos voláteis, como criptomoedas.

Como funciona um ETF de criptomoeda?

Os ETFs de criptomoedas possuem os futuros de criptomoedas, opções ou outros títulos baseados em criptomoedas, em contraste com os ETFs tradicionais que possuem diretamente o ativo subjacente. A intenção é emular as flutuações de preço da criptomoeda fundamental. No entanto, pode haver períodos em que os movimentos do ETF não correspondem precisamente aos da criptomoeda subjacente porque eles não a possuem.

Os ETFs de criptomoedas são apoiados por criptoativos físicos ou variantes sintéticas, como derivativos. No primeiro, os investidores cripto possuem criptomoedas indiretamente sem arcar com quaisquer despesas de possuí-las, e no último, em vez de refletir os preços das criptomoedas reais, o preço das ações do ETF imita os movimentos de preços dos derivativos.

Então, por que os ETFs de criptomoedas são importantes? O motivo mais evidente é a diversificação do portfólio, pois os investidores de ETF de Bitcoin ou Ether podem obter exposição a mais de um criptoativo, em particular, além dos mercados de títulos convencionais.

Quais são os benefícios dos ETFs de criptomoedas?

Embora haja incerteza regulatória em torno dos ETFs de criptomoedas, os investidores em criptomoedas que possuem fundos negociados em bolsa podem se beneficiar do seguinte:

  • O principal benefício de investir em fundos negociados em bolsa como o ETF Proshares Bitcoin Strategy é o elemento de acessibilidade de investir em uma classe de ativos voláteis.
  • A curva de aprendizado é terceirizada para analistas enquanto investem em ETFs de criptomoedas, tornando-o um veículo de investimento ideal para investidores iniciantes.
  • Possuir ETFs de criptomoedas poupa os investidores de custos como cobranças de custódia e taxas de rede e transação.
  • Um provedor de ETF é responsável pela segurança do fundo, oferecendo uma sensação de segurança aos investidores, principalmente em relação a ataques de phishing, cryptojacking ou roubos de criptomoedas.
  • Atualmente, não há infraestrutura totalmente desenvolvida para compra e venda de criptomoedas. Por exemplo, embora certos tokens sejam oferecidos em exchanges de criptomoedas específicas, outros não são. No entanto, os investidores podem diversificar seus portfólios com ETFs de criptomoedas sem pagar por tokens individuais.

Os ETFs de criptomoedas são seguros?

Vamos primeiro responder a essas perguntas – os ETFs de criptomoedas são regulamentados e os ETFs são bons para iniciantes? — antes de descobrir se os fundos negociados em bolsa de criptomoedas são seguros.

Todas as partes envolvidas em investimentos em ETFs de criptomoedas estão sujeitas a verificação e suas negociações estão sendo observadas para evitar abusos de mercado ou financiamento de atividades ilegais. Dito isso, pode-se investir com mais confiança em fundos negociados em bolsa de criptomoedas porque eles são emitidos por empresas regulamentadas e negociados em bolsas regulamentadas bem conhecidas.

No entanto, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA recebeu vários pedidos para legitimar fundos negociados em bolsa de criptomoedas, mas ainda não existe nenhum ETF à vista de Bitcoin. O ETF de futuros de Bitcoin, no entanto, foi credenciado por algumas empresas.

Além do regulamento, deve-se estar ciente dos riscos dos investimentos em fundos negociados em bolsa de criptomoedas. Por exemplo, traders iniciantes ou avançados precisam entender que há uma escolha limitada de fundos para começar a explorar ETFs de criptomoedas. Além disso, os fundos disponíveis rastreiam apenas algumas moedas digitais e estão sujeitos a riscos de crimes cibernéticos, como hackers.

Além disso, dada a volatilidade do mercado de criptomoedas, não há dúvida de que extensas flutuações de preços também podem ser experimentadas com investimentos em fundos negociados em bolsa de criptomoedas, especialmente no caso de fundos com lastro físico. Portanto, a segurança de qualquer investimento em criptomoeda está nas mãos dos investidores e depende de seu conhecimento dos prós e contras de vários instrumentos financeiros.

Como investir em um ETF de criptomoeda?

Um ETF de criptomoeda pode ser a escolha ideal do que comprar ativos digitais diretamente se você não quiser gerenciar seus investimentos em criptomoeda ativamente, mas ainda assim quiser diversificar seu portfólio. Para investir em ETFs baseados em blockchain, siga os passos abaixo:

  • Abra uma conta com corretores como Fidelity Investments, Robinhood, etc., concluindo seu processo de integração.
  • Decida qual porcentagem do seu orçamento total de investimento você deseja investir em ETFs.
  • Financie sua conta de corretagem e procure os ETFs nos quais deseja investir. Por exemplo, se você for investir no ETF ProShares Bitcoin Strategy, digite BITO (símbolo do ticker) na barra de pesquisa.
  • Faça uma ordem de mercado para ETFs de criptomoedas que você deseja comprar. Clique em Comprar. Insira o número máximo de ações que você pode comprar com seu orçamento atual.
  • Se você deseja ampliar continuamente sua carteira de investimentos, configure um plano de investimento automático com seu corretor.

Apesar da simplicidade do processo acima, esteja ciente da taxa de despesas ou taxa de administração associada aos investimentos em ETF. Por exemplo, os investidores que detêm fundos mútuos e fundos negociados em bolsa estão sujeitos a uma taxa anual conhecida como taxa de despesas. Se você quer saber como os ETFs ganham dinheiro? Então o índice de despesas é a resposta. O índice de despesas dos fundos e as taxas de transação são como os provedores de ETF recuperam principalmente seus custos.

Além disso, deve-se também pensar em seu plano de saída. Por exemplo, mesmo hodlers, ou investidores de longo prazo, provavelmente desejarão ou precisarão vender algumas de suas participações em algum momento, o que implica pagar outro custo de negociação quando venderem.

ETFs de criptomoedas vs. fundos mútuos

Corretores e empresas de gestão de ativos fornecem fundos mútuos, que podem ser gerenciados ativa ou passivamente. A gestão ativa significa que profissionais experientes fazem negócios ativamente para aumentar os retornos, enquanto no caso de gestão passiva, os gestores de fundos replicam um benchmark ou índice específico para corresponder ao seu desempenho. Um fundo mútuo de criptomoeda é especializado em investir em uma ou mais moedas digitais.

Como mencionado, um fundo ETF de criptomoeda rastreia o preço de um ou vários tokens digitais, tornando-o bastante semelhante a um investimento de fundo mútuo. Além disso, as contas de investimento existentes podem ser usadas para comprar fundos mútuos de criptomoedas e ETFs, e os investidores incorrem em uma taxa de despesas. No entanto, existem várias diferenças entre os dois veículos de investimento, conforme listado na tabela abaixo:

Cryptocurrency exchange-traded funds vs. Cryptocurrency mutual funds

Independentemente da sua escolha de veículo de investimento, observe que, quando você investe em fundos mútuos de criptomoedas ou fundos negociados em bolsa, tecnicamente você não possui nenhuma criptomoeda. Portanto, sempre meça seu tradeoff risco-retorno antes de investir seu dinheiro suado no mercado volátil.

Adquira uma licença para este artigo. Desenvolvido por SharpShark.

Você pode gostar...