O que a autorização SEC ao VCOIN significa para a lei de valores mobiliários e para as criptomoedas?

O que há de mais recente na lei de valores mobiliários e nas criptomoedas não é uma revolução, mas é um passo em frente.

Como o Cointelegraph informou há duas semanas, a Securities and Exchange Commission publicou uma rara carta de proibição de ação em defesa do novo VCOIN baseado na blockchain do IMVU. VCOIN é apenas o terceiro token digital a obter essa proteção legal do regulador de valores mobiliários dos EUA, o que torna seu desenvolvimento interessante.

A SEC tem sido extremamente ativa em punir as ofertas iniciais de moedas que vê como ofertas de títulos não registrados, mas tem sido bastante relutante em definir o que não conta como um título – um problema que o comissário Hester Peirce observou ontem à noite.

Uma carta de proibição de ação, entretanto, não é o mesmo que uma regra da SEC ou um estatuto do Congresso. A proteção que uma carta de proibição de ação fornece aplica-se apenas a esse caso específico. Eles também podem ir embora assim que, digamos, o VCOIN se desvie dos padrões estabelecidos na carta. E é definitivamente uma via estreita que a VCOIN tem à sua frente.

 

Michelle Gitlitz, que lidera a prática de blockchain e ativos digitais da Crowell & Moring, explicou ao Cointelegraph:

“Acho que o VCOIN é um pouco diferente do que sua oferta normal de tokens, porque os rendimentos do VCOIN não seriam usados ​​para financiar qualquer atualização da rede e a rede estava totalmente desenvolvida. Acho que é uma distinção fundamental com VCOIN em comparação com alguns dos outros produtos. ”

A questão de usar fundos de vendas de tokens para construir uma rede que ainda não estava completa foi fundamental para o fechamento da rede planejada do Telegram pela SEC.

Embora uma carta de proibição de ação não proteja formalmente outros projetos que seguem as mesmas diretrizes, ela aponta para um modelo que a SEC está procurando no futuro. Gitlitz explicou os principais fatores:

“A moeda estava imediatamente utilizável no momento em que foi vendida. Houve verificações de AML / KYC. Havia limites nas compras, conversões e transferências. Essa é uma carta de proibição mais fácil do que algumas das propostas mais difíceis: Estou vendendo uma moeda para usar os lucros para desenvolver minha rede, que não está totalmente desenvolvida. Isso é totalmente diferente. ”

Dito isso, VCOIN é certamente o projeto mais ambicioso que recebeu a aprovação da SEC. É um token livremente conversível de e para dólares americanos para a base de 7 milhões usuários do IMVU. Também é notável que o VCOIN foi projetado para funcionar como uma espécie de stablecoin, embora sem uma vinculação formal aos ativos de reserva.

O IMVU prometeu comprar e vender VCOINs por um preço fixo de $ 0,004. Philip Moustakis, ex-advogado da SEC e atual advogado da Seward & Kissel, observou isso como um desenvolvimento: “O fato de a SEC ter emitido uma Carta de proibição de ação para um token que pode ser trocado por decreto é encorajador.”

É especialmente significativo que os tokens VCOIN serão capazes de deixar a plataforma. As primeiras cartas de proibição de ação para tokens de utilidade sejam mais fechados. O acordo com a SEC preserva a estabilidade do preço da VCOIN e impedirá que essas plataformas se tornem oportunidades de lucro.

De acordo com a carta de proibição:

“Embora o IMVU não promova ou apoie a negociação de VCOIN em plataformas de negociação de terceiros, a natureza transferível do VCOIN significa que pode ser transacionado fora da Plataforma, seja bilateralmente ou em uma plataforma de negociação de terceiros. No entanto, ainda seria irracional para os compradores de VCOIN esperar que eles pudessem vender VCOIN a um preço mais alto para uma contraparte fora da plataforma. ”

Moustakis explicou como a estabilidade de preços do VCOIN é um meio de evitar a classificação como um título:

“O fato de que o fornecimento de VCOIN não seria limitado de forma alguma e o IMVU continuamente venderia e recompraria VCOIN a um preço fixo, considerado em conjunto, praticamente resolveria a questão da lei de valores mobiliários. As medidas do IMVU estabelecidas em sua carta em relação às limitações de compra ou transferência podem ter dado conforto adicional à equipe da SEC, mas o cerne da questão, em minha opinião, era o fornecimento ilimitado e o preço fixo. ”

Embora o VCOIN seja uma consideração legal interessante para a o mercado cripto, o token em si não é uma criptomoeda clássica porque sua funcionalidade é muito compactada e obviamente centralizada ao máximo. Muitos na indústria, bem como dentro da SEC, estão procurando reunir diretrizes mais assertivas que novos projetos possam desenvolver.

Leia mais:

Você pode gostar...