Europa: Instituições financeiras lançam plataforma de investimento blockchain

As principais instituições financeiras europeias lançaram em conjunto uma plataforma baseada em blockchain para o setor de fundos de investimento.

As principais instituições financeiras europeias estão lançando em conjunto uma plataforma baseada em blockchain para o setor de fundos de investimento.

O sistema foi incubado inicialmente pela Bolsa de Valores de Luxemburgo e sua afiliada Fundsquare, que, juntamente com a Clearstream, o Credit Suisse Asset Management e a Natixis Investment Managers, anunciaram uma rodada de investimentos da Série A para o “FundsDLT”.

FundsDLT para redução de custos

De acordo com um anúncio de 17 de março, a plataforma FundsDLT é baseada na blockchain do Ethereum (ETH) e permite que os gerentes de ativos, distribuidores, servidores e a cadeia de suprimentos reduzam custos. A redução de custos é obtida com a remoção de atividades redundantes, proporcionando transparência e permitindo a distribuição de fundos digitais. Um representante do Credit Suisse Asset Management disse ao Cointelegraph:

“O FundsDLT é uma plataforma para a indústria de fundos de investimento usando a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), com o objetivo de otimizar a distribuição de fundos. A empresa usará DLT e contratos inteligentes para fornecer gerenciamento de registros e contas, processamento de transações e liquidação/geração de relatórios.”

As vantagens da DLT

O porta-voz do Credit Suisse também explicou ao Cointelegraph que, embora o sistema seja baseado no Ethereum, ele usa o sistema Quorum como uma blockchain privada para garantir privacidade e desempenho. O representante também apontou que o projeto não fornece nenhuma exposição a criptoativos e está apenas empregando a DLT para oferecer serviços já fornecidos por intermediários existentes com maior eficiência.

O diretor operacional global da Natixis Investment Managers, Joseph Pinto, destacou a importância da blockchain para a indústria:

“A transformação digital apresenta alguns dos maiores desafios e oportunidades para o setor de gerenciamento de investimentos atualmente, e a blockchain pode desempenhar um papel importante. Acreditamos que é fundamental para o setor de gerenciamento de investimentos aumentar a transparência e melhorar as operações rapidamente.”

FundsDLT, Clearstream e a Bolsa de Valores de Luxemburgo não responderam às pergunta do Cointelegraph até o momento.

Blockchain vê adoção nas finanças

Dado seu potencial para aumentar a transparência e a acessibilidade dos sistemas, a blockchain está vendo uma crescente adoção no setor financeiro. Como o Cointelegraph relatou recentemente, mais de 20 bancos chineses usaram blockchain para processar mais de US$ 56 milhões em transações de comércio exterior.

Além disso, grandes bancos, incluindo HSBC, BNP Paribas e Citi, lançarão em breve uma plataforma blockchain de financiamento comercial em Singapura.

Você pode gostar...