O que o desbloqueio dos 140.000 BTC da Grayscale significa para o preço do Bitcoin?

A liberação do estoque de Bitcoins da Grayscale é mais um elemento que pode desestabilizar o preço do Bitcoin?

Há um certo temor no mercado sobre o desbloqueio dos fundos da Grayscale, o que será observado nas próximas semanas com o desbloqueio de todo o estoque de Bitcoins armazenado no Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), o que alguns analistas estão vendo como um evento de baixa. 

Especificamente, de meados de abril a meados de junho, cerca de 139.000 ações valendo um Bitcoin por unidade foram desbloqueadas, e outras 140.000 ações serão desbloqueadas até o final de julho. A questão é: o mercado tem condições de absorver todo esse influxo de liquidez, sem oscilar, ou pior, cair?

Isso significa que cerca de 140.000 ações no valor de Bitcoins serão desbloqueadas até o final de julho. Cerca de 139.000 Bitcoin já foram lançados entre meados de abril a meados de junho, um período que também coincidiu com a queda do BTC/USD de cerca de US$ 65.000 para US$ 28.800. Então o temor se justifica, visto que na primeira liberação, houve sim uma pressão sobre o preço do Bitcoin.

fonte: Coinmonks

No comércio de arbitragem, os investidores institucionais (como fundos de hedge) tomam emprestado Bitcoin para comprar ações do GBTC. Então, depois que o bloqueio expira, esses investidores vendem ações do GBTC para mercados secundários para investidores de varejo, normalmente por um prêmio. Em seguida, eles devolvem o Bitcoin emprestado aos credores e embolsam a diferença. aContudo, há meses os prêmios dos contratos de derivativos da Grayscale estão negativos.

No entanto, os investidores podem vender suas ações do GBTC somente após um período de bloqueio de seis meses em mercados secundários para outras partes. Portanto, eles antecipam a liquidação com um prêmio equivalente ao preço do Bitcoin no dia da liquidação quando o preço de mercado no momento da venda ultrapassa o valor nominal do ativo.

É sobre essa pressão de venda a que o Bitcoin será submetido nas próximas semanas. Paralelo a esse evento, os juros abertos do mercado de derivativos estão em queda.

Juros em aberto cai para os níveis mais baixos desde janeiro de 2021 e os volumes de derivados e spot diminuem

Como resultado dos preços mais baixos e da volatilidade, os volumes à vista diminuíram expressivos 42,7%, enquanto os volumes totais de derivativos diminuíram 40,7%. Este foi também o caso das posições em aberto de futuros de BTC e ETH, que caíram 31,8% e 29,3%, respectivamente. De acordo com relatório da Cryptocompare, sobre o mercado de derivativos.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...