O que são ‘reflection tokens’ e como eles funcionam?

“Reflection tokens” permitem que os seus detentores obtenham retornos passivos sobre taxas de transação simplesmente mantendo seus ativos em uma carteira digital.

Yield farming, mineração de liquidez e staking tornaram-se práticas comuns no mercado de criptomoedas devido ao notável crescimento que o ecossistema DeFi testemunhou nos últimos anos. Esses recursos permitem que os usuários ganhem juros sobre suas participações em criptomoedas, deposintando-as e tornando-as inacessíveis por períodos específicos.

Os conceitos parecem atraentes, mas há um grande risco: o declínio potencial no valor de mercado dos ativos bloqueados. Em outras palavras, os usuários terão prejuízos em moedas fiduciárias se o valor do ativo cair durante o período de bloqueio.

Essas deficiências levaram os desenvolvedores a criar os chamados “reflection tokens” como uma alternativa viável. Em teoria, a lógica econômica dos “reflection tokens” remove a necessidade de bloquear os tokens através de depósitos e ainda oferecem benefícios semelhantes aos de staking.

O que são “reflection tokens“?

Os projetos que suportam os “reflection tokens cobram uma taxa de penalidade (calculada em porcentagens) a cada transação. Por sua vez, eles distribuem essa taxa a todos os detentores do token, proporcionalmente a quantidade de ativos que possuem.

Como resultado, os detentores desses tokens não precisam bloquear seus ativos por um determinado período para ganhar recompensas. Eles obtêm renda passiva quase instantaneamente quando uma transação é feita na maioria dos casos, com as funções determinadas por um contrato inteligente.

Ilustração dos “reflection tokens'”

Além disso, os usuários podem depositar seus em protocolos de empréstimos de terceiros em operações de yield farming para obter rendimentos adicionais. Mas, enquanto a combinação de incentivos para manter tokens em staking teoricamente reduza a pressão vendedora, esse não é o caso da maioria dos “relection tokens“.

Reflection tokens” populares

Alguns dos “reflection tokens” mais populares do mercado são: SafeMoon (SAFEMOON), BabyFloki (BABYFLOKI), FlyPaper (STICKY), MinersDefi (MINERS) e EverGrow Coin (EGC).

Por exemplo, o preço da EverGrow Coin (EGC) caiu quase 98% após atingir o topo de US$ 0,0000039298 em novembro de 2021. O projeto distribui 2% de sua taxa de rede na forma da stablecoin Binance USD (BUSD) aos detentores do EGC.

Gráfico semanal EGC/USD. Fonte: TradingView

O gráfico semanal do EGC acima mostra uma tendência de baixa do preço acompanhando volumes de negociação muito baixos, sugerindo que as transações em sua rede diminuíram após o hype inicial. Menos volume significa menores recompensas para os detentores de EGC, o que pode tê-los motivado a vender seus ativos.

Riscos associados a “reflection tokens

Reflection tokens” oferecem aos detentores o benefício de aumentar suas rendas passivas com distribuições de recompensas imediatas sem períodos de bloqueio. No entanto, eles carregam riscos específicos que podem afetar a rentabilidade dos investidores. Vamos dar uma olhada:

Taxas de transação

Os projetos recolhem as taxas sobre transações quando os usuários compram e vendem seis tokens. Em outras palavras, os compradores iniciantes normalmente pagam taxas de transação que só serão recuperadas se o projeto ganhar adesão dos investidores. Como resultado, pode levar meses para os investidores obterem lucros.

Golpes

Golpistas podem se aproveitar indevidamente o interesse do mercado em torno dos “reflection tokens“, assim como acontece com qualquer outro ativo digital. Eles podem enganar os investidores fazendo com que ele paguem taxas sobre as transações iniciais, apenas para abandonar o projeto no meio do caminho e fugir com os fundos investidos em uma clássica puxada de tapete.

Retornos desiguais

Reflection tokens” não necessariamente garantem retornos consistentes, pois dependem dos volumes de negociação diários do ativo. Existe a possibilidade de um token gerar rendimento zero caso não haja atividade em sua rede.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...