Tecnologias Web3 podem ser um divisor de águas para a indústria de viagens
Os NFTickets podem potencialmente permitir que companhias aéreas e eventos aumentem suas receitas por meio de revendas no mercado secundário.
Muitas empresas e indústrias estão incorporando tecnologias Web3 em suas estruturas de negócios, e a indústria de viagens não é exceção.
Na quarta-feira (21/09), a Flybondi, uma companhia aérea argentina, anunciou uma aliança estratégica com a TravelX, uma empresa de tecnologia blockchain responsável pela tokenização de passagens aéreas. A parceria pretende permitir que os viajantes comprem passagens aéreas como tokens não-fungíveis por meio da Binance Pay, usando USD Coin (USDC) como pagamento para transações.
Falando com o Cointelegraph, o cofundador da TravelX, Facundo Diaz, compartilhou que estava totalmente convencido de que as tecnologias Web3 poderiam permitir que a indústria de viagens se expandisse, não apenas em tamanho de mercado, mas também em termos de casos de uso e benefícios para os viajantes:
“Em 1990, havia 1,2 bilhão de passageiros de companhias aéreas e o tamanho do mercado do setor era avaliado em US$ 250 bilhões. Graças à adoção da Internet, entre 1990 e 2007, a indústria cresceu para 2,5 bilhões de passageiros e um tamanho de mercado de US$ 510 bilhões.”
Ele explicou que outro aumento ocorreu em 2008. Quando se tornou obrigatório para os membros da Associação Internacional de Transporte Aéreo usar serviços de e-ticket, o número de viajantes cresceu para 4,5 bilhões anualmente e o mercado tinha um tamanho de mercado de US$ 870 bilhões.
Diaz acredita que o NFTickets pode ser benéfico para os viajantes, porque permitiria que os passageiros leiloassem, vendessem, trocassem e transferissem bilhetes de carteira para carteira, dando a eles controle total sobre o gerenciamento e descarte de seus ativos de viagem de forma livre e transparente:
“Imagine poder vender seu NFTicket se não puder viajar ou enviá-lo por mensagem de texto como presente para sua mãe sempre que quiser.”
Além disso, os NFTickets podem permitir que as companhias aéreas aumentem sua receita por meio de revendas no mercado secundário. Diaz disse ao Cointelegraph: “Toda vez que um NFTicket é revendido no mercado secundário, a companhia aérea coleta uma porcentagem da vantagem com base no modelo de compartilhamento de receita definido no contrato inteligente”.
Falando sobre sua visão de um futuro brilhante e emocionante para o espaço, Diaz afirmou:
“Acreditamos que a infraestrutura de distribuição e varejo baseada em blockchain que estamos criando para o setor de viagens ajudará a transformá-lo em um setor mais transparente, governado por contratos inteligentes claros, sem caixas pretas, taxas ocultas ou condições”.
Ele acrescentou: “Mas provavelmente os novos casos de uso mais interessantes são aqueles que ainda não conseguimos imaginar”.
A TravelX também espera estabelecer um precedente para a padronização de NFTickets no setor de viagens, mas não tem intenção de monopolizar o mercado, compartilhou Diaz.
“Acabamos de criar a primeira camada de infraestrutura e a estamos abrindo para o setor de viagens real e novos players, como Exchanges, protocolos DeFi ou empreendedores, para conectar e/ou construir novas soluções sobre ela.”
Ele explicou que a empresa blockchain está construindo sua infraestrutura na rede Algorand, por causa de seu “desempenho, segurança, custo e escalabilidade, mas principalmente por ser uma blockchain ecologicamente correta, considerando sua prova de participação, alcançou o status de carbono negativo.”
Por enquanto, a TravelX, uma empresa sediada nos EUA, está focada na distribuição de estoque de companhias aéreas, que é a área mais desafiadora que pode ser impactada positivamente no setor de viagens. O Sr. Diaz compartilhou: “A TravelX está em negociações e trabalhando com mais de 60 companhias aéreas da Europa, Oriente Médio e EUA para que integrem o padrão e a infraestrutura da TravelX para gerenciamento e distribuição de estoque”.
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