Dona da Vivo, Telefónica, anuncia parceria com a Meta do Facebook e lança a inciativa Open2metaverse
A Telefónica vê o metaverso como uma evolução da Internet suportada por um conjunto de tecnologias como NFTs, modelos de negócios baseados em arquiteturas web3 e as criptomoedas.
A gigante mundial de telecomunicações, Telefónica, que no Brasil é dona da Vivo, anunciou sua entrada no metaverso por meio de um programa de incentivo ao ecossistema que foi lançado pelo seu hub de inovação aberta, o Wayra.
O anúncio foi feito por Chema Alonso, Chief Digital Officer da Telefónica, em sua apresentação no Four Years from Now (4YFN), evento de empreendedorismo que acontece paralelamente ao Mobile World Congress.
Durante sua fala no evento Alonso, anunciou a iniciativa da Telefónica chamada Open2metaverse, que irá apoiar empresas que busquem atuação no metaverso e que possam convergir com as estratégia da empresa para o setor e, portanto, a Wayra se concentrará em empresas que estão desenvolvendo casos de uso de conectividade, dispositivos, plataformas virtuais, ferramentas de identidade, NFTs e marketplaces, entre outros.
Segundo o executivo da Telefónica, um processo seletivo para a inscrição das startups que desejam o apoio da Telefónica já está aberto e as empresas selecionadas vão contar com mentoria, suporte técnico e de infraestrutura, acesso à comunidade Wayra, alcance global e ecossistema de inovação de todo o mundo.
“Open2metaverse é o primeiro projeto conjunto de exploração e conhecimento que atinge as iniciativas de inovação Wayra X, Telefónica Ventures e os sete hubs que Wayra possui na América Latina e Europa”, destacou Alonso.
Ele também destacou que a Telefónica vê o metaverso como uma evolução da Internet suportada por um conjunto de tecnologias que estão transformando a economia digital como realidade aumentada e realidade virtual, a criação de novos ativos de valor como NFTs, modelos de negócios baseados em arquiteturas web3 e as criptomoedas.
Parceria com o Facebook
Além da Open2metaverse, Alonso também anunciou uma parceria da empresa com a Meta (antigo Facebook) para expandir e explorar conjuntamente novas formas de promover a inovação em conectividade e tecnologia no campo do metaverso.
Segundo ele, o acordo de colaboração visa capacitar a comunidade de criadores para desbloquear novos desenvolvimentos de casos de uso. As duas empresas vão estabelecer um centro de inovação do metaverso com o intuito de aumentar os casos de uso da nova realidade digital, testar dispositivos entre outros.
“Por meio deste Metaverse Innovation Hub, a Telefónica e a Meta planejam fornecer a startups e desenvolvedores locais acesso a um laboratório 5G inovador, onde poderão usar um banco de testes metaverso de ponta a ponta na infraestrutura e equipamentos de rede Meta e Telefónica, bem como como aproveitar o ecossistema de inovação aberta da Telefónica e os recursos do Telefónica Innovation and Talent Hub, bem como o suporte, ferramentas e recursos de engenharia da Meta”, disse.
LEIA MAIS
- Malta sediará o primeiro ICCO do mundo com a Palladium. Bittrex construirá nova plataforma cripto
- Marathon se torna o primeiro pool de mineração de Bitcoin a operar em conformidade com reguladores dos EUA
- Pesquisadores da Universidade da Califórnia propõem sistema blockchain para gerenciamento de dados clínicos