Visa trabalha em um hub de interoperabilidade de blockchains para pagamentos em criptomoedas
O novo projeto de interoperabilidade de blockchain da Visa é projetado para servir como uma ‘rede de redes de blockchain.’
A Visa, gigante dos pagamentos globais, apresentou um projeto que visa ser um “adaptador universal” de blockchains que pode conectar várias criptomoedas, stablecoins e também moedas digitais do banco central (CBDC).
De acordo com um anúncio oficial na quinta-feira, a equipe de pesquisa da Visa está trabalhando em uma iniciativa “Universal Payment Channel” (UPC), um hub de interoperabilidade de blockchain conectando várias redes de blockchain e permitindo transferências de ativos digitais de diferentes protocolos e carteiras.
“Imagine dividir o cheque com seus amigos, quando todos na mesa estão usando um tipo diferente de dinheiro – alguns usando um CBDC como o eKrona da Suécia, e outros preferindo um stablecoin privado como o USDC”, escreveu Visa, acrescentando que tal ferramenta “pode muito bem ser uma realidade “em um futuro não tão distante” com o projeto UPC.
Desenvolvido pelas equipes de pesquisa e produtos da Visa, o projeto UPC é desenhado para estabelecer canais de pagamento dedicados entre diferentes redes blockchain, conectando redes CBDC entre países, bem como conectando CBDCs com redes privadas stablecoin.
A equipe de pesquisa da Visa originalmente começou a trabalhar no conceito de UPC em 2018, desenvolvendo uma estrutura de interoperabilidade que seria executada independentemente dos mecanismos de blockchain subjacentes.
“Em última instância, a solução UPC visa servir como uma rede de redes blockchain – agregando valor a várias formas de movimentação de dinheiro, sejam elas originadas na rede Visa ou além dela”, diz o anúncio.
Uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, a Visa fez uma grande mudança para a indústria de criptomoedas em 2020, formando uma parceria com a empresa de blockchain Circle para permitir o stablecoin USD Coin (USDC) em alguns cartões de crédito. A empresa, desde então, reafirmou seu compromisso com pagamentos em criptomoedas e rampas de acesso fiat, com um foco particular nas integrações de stablecoins.
LEIA MAIS: