Visa comprará parceiro Earthport da Ripple
A gigante dos serviços de pagamento Visa comprará o parceiro Earthport da Ripple por mais de US $251 milhões.
A gigante norte-americana de serviços de pagamentos Visa Inc. está adquirindo a parceira da Ripple Earthport Plc, uma rede de pagamento para transações internacionais, informou a Reuters U.K. em 27 de dezembro.
Fundada em 1997, a Earthport, com sede em Londres, é uma empresa de serviços financeiros que oferece serviços de pagamentos internacionais a bancos e instituições financeiras. A Earthport é parceira da empresa de tecnologia Ripple, onde a parceria visa integrar o protocolo do Ripple à rede de pagamento existente da empresa para melhorar as transações internacionais.
De acordo com a Reuters, a aquisição será de 198 milhões de libras (US $ 251 milhões), ou 30 pence (US $ 0,38) por ação da Earthport, o que supera o preço de segunda-feira de 7,45 pence em mais de quatro vezes.
As ações da Earthport, que estão listadas no mercado secundário da Bolsa de Valores de Londres, supostamente caíram mais de 28 por cento neste ano, após crescentes perdas e despesas. Isso supostamente fez a empresa considerar mudanças “fundamentais” em sua estratégia.
Em 2016, a Earthport lançou uma única interface de programação de aplicativos (API) projetada para conectar os bancos ao protocolo de contabilidade distribuída da Ripple ao processar pagamentos internacionais, de acordo com a Finextra. O desenvolvimento teria sido definido para permitir que os bancos superassem restrições orçamentárias, tecnológicas e de conformidade.
Em outubro, a Cointelegraph informou que a Visa estava preparando seu sistema de identidade digital baseado em blockchain “Visa B2B Connect” para pagamentos internacionais para o lançamento no primeiro trimestre de 2019. O sistema supostamente satura dados corporativos confidenciais – como detalhes bancários e números de conta. – conceder-lhes um identificador cripto exclusivo que será usado para transações na plataforma.
Em junho, a Visa disse que seus pagamentos com cartão estavam sofrendo interrupções em todo o Reino Unido e na Europa, enquanto o Regulador de Sistemas de Pagamentos afirmou que o problema estava isolado apenas para pagamentos com cartão Visa. Sem mencionar o motivo, a Visa twittou que eles estavam “investigando a causa e trabalhando o mais rápido possível para resolver a situação”.