Valor de mercado do Bitcoin (BTC) cai abaixo do valor realizado; análise on-chain
Análise de indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente a capitalização realizada e a de mercado, e como um indicador se relaciona com o outro.
Capitalização realizada e de mercado
O valor de mercado (MC) do Bitcoin é obtido pela multiplicação do número total de moedas cunhadas pelo preço atual do ativo. Por outro lado, a capitalização realizada (RC) usa uma fórmula ligeiramente alterada. Em vez do preço atual, ela usa o preço no momento em que o ativo foi transacionado pela última vez.
Como resultado dessa modificação, esse indicador pode ser visto como uma representação mais precisa do valor atual do BTC. Uma das principais características da capitalização realizada é a desvalorização das moedas que não se movem há muito tempo ou foram perdidas.
A principal característica dos mercados em alta é que essa capitalização geralmente aumenta rapidamente. Isso ocorre porque as moedas antigas são gastas para realizar lucros. Por outro lado, o indicador cai nos mercados em baixa, quando os investidores começam a vender seus ativos, mesmo com prejuízo.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Relação entre as duas capitalizações do Bitcoin
As características mais interessantes para determinar a tendência do Bitcoin vêm da relação entre as duas fórmulas de capitalização.
Em novembro de 2019, a capitalização de mercado caiu abaixo da realizada pela primeira vez desde que último ciclo de alta havia começado. Isso se manteve por cinco meses (círculo preto), até que o valor de mercado subiu acima do realizado novamente. Mas, o fundo foi atingido menos de um mês depois que o valor de mercado caiu abaixo do realizado.
Em março de 2020, MC apenas caiu brevemente abaixo de RC e permaneceu lá por menos de uma semana (círculo vermelho). Em 2022, o MC caiu abaixo do RC em 12 de junho (círculo vermelho) e assim se manteve desde então.
Voltando ainda mais no tempo, o MC caiu abaixo de RC em 1º de janeiro de 2015. Depois, o fundo foi atingido em 14 de janeiro, exatamente duas semanas após o primeiro cruzamento. No entanto, o MC ficou abaixo do RC por 11 meses, mais especificamente até novembro. Esse período foi associado à consolidação de preço do Bitcoin.
Como resultado dessas leituras, se o histórico anterior for uma indicação, o BTC já atingiu o fundo ou o fará em breve. Um movimento do valor de mercado acima do limite realizado seria um sinal decisivo de que o novo ciclo de alta começou.
O artigo Valor de mercado do Bitcoin (BTC) cai abaixo do valor realizado; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.