Como descobrir se stablecoins são sustentáveis, segundo Vitalik Buterin

Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), compartilhou suas opiniões sobre como determinar se uma stablecoin algorítmica é sustentável, listando dois requisitos que ele considera necessários.

Esta é uma reação à recente queda do TerraUSD (UST) e ao colapso geral do ecossistema da rede, que levou a uma perda de cerca de US$ 40 bilhões.

Em um artigo postado em seu blog, Buterin escreveu que as stablecoins algorítmicas ainda têm potencial, mesmo que muitas das que existem atualmente sejam “fundamentalmente defeituosas e fadadas ao colapso eventualmente”.

“O que precisamos não é uma profusão de stablecoins ou a exterminação de stablecoins, mas sim um retorno ao pensamento baseado em princípios”, disse ele.

Enquanto isso, a postagem do blog citou a stablecoin RAI como um exemplo de uma stablecoin automatizada ideal. A RAI não está atrelada a uma moeda fiduciária. Ela usa algoritmos para definir automaticamente as taxas de juros, opondo-se aos movimentos de preços quando necessário e incentivando os usuários a manter o ativo em sua faixa de preço.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Vitalik Buterin compartilha dois critérios para stablecoins algorítmicas

Na visão de Buterin, existem dois experimentos mentais para determinar se uma stablecoin é realmente estável. A primeira é se os usuários ainda poderão extrair valor justo do ativo se sua atividade de mercado cair para “próximo de zero”.

Buterin escreveu que o UST não atende a esse critério. A estrutura exige que sua moeda de volume (volcoin) LUNA mantenha seu preço e demanda. Sem isso, tanto a stablecoin quanto a moeda de volume entrariam em colapso, algo que se tornou realidade.

“Primeiro, o preço do volcoin cai. Então a stablecoin começa a tremer. O sistema tenta aumentar a demanda de stablecoins emitindo mais volcoins. Com a confiança no sistema baixa, há poucos compradores, então o preço da volcoin cai rapidamente. Finalmente, uma vez que o preço da volcoin está próximo de zero, astablecoin também entra em colapso.”

Além disso, Buterin acredita que uma stablecoin algorítmica deve ser capaz de implementar taxas de juros negativas, se necessário.

Em referência ao rendimento percentual anual da Anchor (APY), ele disse:

“Obviamente, não há investimento genuíno que possa chegar perto de 20% de retorno ao ano, e definitivamente não há investimento genuíno que possa continuar aumentando sua taxa de retorno em 4% ao ano para sempre. Mas o que acontece se você tentar?”

Ele respondeu, dizendo que o projeto terá que cobrar “algum tipo de taxa de juros negativa dos detentores que equilibre basicamente para cancelar a taxa de crescimento denominada em dólares embutida no índice” ou se tornará um esquema Ponzi que entrará em colapso mais cedo ou mais tarde.

No entanto, Vitalik Buterin não acha que isso é tudo o que é preciso para stablecoins algorítmicas sejam seguras. Ainda pode haver outros problemas e vulnerabilidades.

O artigo Como descobrir se stablecoins são sustentáveis, segundo Vitalik Buterin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...