Usuários do Mercado Bitcoin recebem falso e-mail para atualização de dados
Os usuários do Mercado Bitcoin têm recebido um e-mail falso que poderia ser perigoso. Em conversa com o Livecoins, a equipe de suporte pôde esclarecer a nova tentativa de fraude.
Uma das maiores corretoras de Bitcoin do Brasil em 2019, em volume de negociações, tem sido alvo constante de tentativas de fraude. No último ano, por exemplo, o MB recebeu uma notificação de que pessoas mal intencionadas estariam tentando criar uma cópia de seu site.
A intenção maliciosa era roubar dados de clientes para acessar suas contas. Naquela época, a corretora afirmou ao Livecoins que a tentativa frustrada não havia conseguido acessar contas de clientes. No novo caso, uma nova tentativa de phishing quer pegar os clientes da corretora desprevenidos.
Usuários do Mercado Bitcoin podem receber e-mail falso que direciona para página falsa
De acordo com o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o serviço de Catálogo de Fraudes funciona apenas para alertar sobre possíveis golpes. Além disso, não possui intenção de expor negativamente marcas e/ou violar direitos autorais destas.
Na última semana, uma dos cerca de 800 organizações conectadas com o serviço, ou ainda um de seus 4 milhões de usuários, cadastrou uma nova fraude. Somado a esse envolvendo o Mercado Bitcoin, mais de 60 possíveis golpes foram alertados pelo Catálogo de Fraudes, apenas em fevereiro de 2020.
A suposta fraude cadastrada consiste em enviar um e-mail falso para os usuários do Mercado Bitcoin. Com ele, os usuários recebem um alerta “Sua conta encontra-se pendente de verificação, evite bloqueio“.
O usuário recebe uma mensagem informando que sua conta no Mercado Bitcoin será bloqueada sendo necessário fornecer algumas informações no link indicado, no entanto, a página é falsa, destinada a roubar os dados da vítima.
Ao clicar em “Iniciar Verificação”, usuário pode ser surpreendido com golpe
Os usuários que receberem o e-mail deverão ter atenção, pois ao clicar em “Iniciar Verificação”, o problema começa. A partir deste ponto, todos são encaminhados para um website fraudulento, que é utilizado como phishing.
O domínio do falso website é “mercadosbitcoins.com“, evidenciando o golpe alertado pelo Catálogo de Fraudes. A reportagem do Livecoins entrou em contato com a equipe do Mercado Bitcoin para apurar o caso.
Em nota, o Mercado Bitcoin negou a relação com a fraudulenta página, recomendando aos clientes cuidados extras. Confira abaixo na íntegra a nota enviada.
O Mercado Bitcoin esclarece que a comunicação enviada não partiu de nenhum dos canais oficiais da empresa, configurando uma clara tentativa de levar a leitora ao engano. Ao mesmo tempo, a companhia tem combatido de maneira enérgica situações como essa, a fim de evitar qualquer transtorno e informa constantemente ao mercado quais são os seus canais oficiais de comunicação. Nesse sentido, o Mercado Bitcoin salienta a importância de não abrir e-mails ou aplicativos de origem desconhecida. Reforça ainda que os canais oficiais de contato com o público são os seguintes:
suporte@site.mercadobitcoin.com.br (E-mails referente aos tickets abertos via Central de Ajuda)
mercadobitcoin@info.mercadobitcoin.com.br (Dicas de vídeos, De olho no mercado, Bloco por Bloco, etc)
atendimento@cx.mercadobitcoin.com.br (E-mails operacionais sobre uso da plataforma)
atendimento@site.mercadobitcoin.com.br (E-mails operacionais referentes à estorno)
Por fim, fica claro que o golpe, associado ao Mercado Bitcoin, queria capturar dados de clientes para fins de roubo de criptomoedas. O Mercado Bitcoin é uma das mais antigas corretoras do Brasil, com vários canais de suporte. Em caso de dúvidas, o melhor caminho é procurar o serviço pelos canais oficiais mencionados e alertar sobre os possíveis riscos.
Saiba mais em Usuários do Mercado Bitcoin recebem falso e-mail para atualização de dados