Empresa de software norte-americana Salesforce vence patente para solução anti-spam blockchain
A empresa norte-americana Salesforce, que opera uma plataforma de e-mail baseada em nuvem, patenteou uma solução blockchain para distinguir entre spam e e-mails comuns.
A empresa de software dos EUA Salesforce ganhou uma patente para detectar e-mails de spam usando a tecnologia blockchain. O registro de patente foi publicado no site do US Patent and Trademark Office (USPTO) na terça-feira, 4 de novembro.
A Salesforce, que oferece aos seus clientes uma plataforma de correio eletrônico baseada em nuvem, patenteou uma solução que permite detectar se um email inicial foi modificado durante o envio. Além disso, o programa controlado por blockchain pode ajudar a melhorar os filtros existentes que muitas vezes não conseguem distinguir entre spam e e-mails comuns, como e-mails promocionais.
Conforme explicado na parte técnica do documento, para garantir a autenticidade da mensagem, o primeiro servidor de mensagens de e-mail registrará um componente selecionado da mensagem atual em um bloco para obter a aprovação de outros nós. Quando o segundo servidor recebe a mensagem, ele verifica o registro blockchain para descobrir se os dados foram substituídos. Se as duas mensagens corresponderem, o email será marcado como desejado. Se o conteúdo foi alterado, o email vai para a pasta de spam.
Embora a patente aborde especificamente a solução de plataforma de correspondência, a Salesforce observa que blockchain também pode resolver problemas com a autenticidade de registros médicos, transcrições educacionais, escrituras, direitos de propriedade e documentos legais.
Como a Cointelegraph escreveu anteriormente, a plataforma de gerenciamento de e-mail Credo também está tentando combater o spam usando blockchain. Uma parcela de 10% do projeto que planeja usar tokens para verificar e-mails foi adquirida pelo investidor em Bitcoin, Tim Draper, em 2017.
Outras empresas dos EUA têm depositado ativamente patentes para várias soluções de blockchain. A International Business Machines Corporation, ou IBM, é classificada como uma das maiores fornecedoras de tecnologias de patentes relacionadas a blockchain. A IBM apresentou um total de 89 patentes blockchain até 31 de agosto, vencidas apenas pela gigante chinesa Alibaba, com 90 pedidos de patentes.
A patente mais recente que a IBM registrou está programada para manter limites seguros entre objetos de realidade aumentada (AR) em videogames e locais físicos do mundo real. De acordo com o documento, um banco de dados de localização acionado por blockchain permitiria que dispositivos móveis obtivessem um sinal sobre se um determinado local em AR é indesejável.