Senadores dos EUA interrogam Facebook sobre problemas de privacidade e segurança em audiência do Libra
Senadores dos EUA no Comitê Bancário interrogam o Facebook em uma audiência sobre o seu próximo projeto da stablecoin Libra.
Na abertura da audiência do projeto da criptomoeda Libra do Facebook no Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos, os parlamentares estão interrogando o Facebook sobre temas relacionados à preocupações com privacidade e confiança. Como o Cointelegraph noticiou em 16 de julho, David Marcus, diretor da carteira cripto Calibra do Facebook, abordou a conformidade regulatória e grau de confiança do projeto, com alguns senadores declarando posteriormente não estarem convencidos.
O senador Jon Tester inquiriu sobre a capacidade do Libra de oferecer garantia contra compras fraudulentas ou perda de fundos, juntamente com uma linha de cartões de crédito ou da Federal Deposit Insurance Corporation. Marcus então respondeu dizendo que “faremos o melhor possível para resolver esses tipos de problemas e reivindicações o mais rápido possível”. O senador então rebateu que “é fundamental que isso seja resolvido antes de entrar em operação”.
O senador Sherrod Brown, de Ohio, adotou uma postura mais crítica, perguntando: “Você realmente acha que as pessoas deveriam confiar seu dinheiro suado ao Facebook?”. Marcus respondeu que o Facebook “não terá nenhum privilégio especial”, e então foi interrompido por Brown: Marcus, você sabe mais do que isso.
Brown também perguntou a Marcus se haveria algo que os parlamentares pudessem dizer que convenceria-os, ele e o Facebook, a não lançar o Libra. Marcus respondeu: “Se nosso país não agir, poderemos ver em breve uma moeda digital controlada, cujos valores diferem radicalmente dos nossos.”
Quando o presidente do Comitê, Mike Crapo, perguntou por que a Libra Corporation havia escolhido registrar-se na Suíça, Marcus assegurou ao comitê que eles também se registrariam junto aos reguladores dos EUA. Marcus também disse que os dados sociais e financeiros seriam totalmente separados na Calibra Network, acrescentando que “para conquistar a confiança das pessoas, teremos obedecer aos mais altos padrões de privacidade”.
A senadora e presidenciável Elizabeth Warren — conhecida crítica das criptomoedas — perguntou sobre as intenções do Facebook em permitir a portabilidade de dados:
“Se um usuário do Facebook desejar usar uma carteira diferente da do Calibra, será fácil permitir a exportação de outros dados?”
Em resposta, Marcus disse: “Absolutamente, senador”. Warner continuou perguntando sobre se haverá o mesmo compromisso para os aplicativos de mensagens WhatsApp e Messenger, mas Marcus teria sido evasivo.
O senador Warren concluiu suas observações: “O Facebook tem sido realmente bom em descobrir como monetizar os dados pessoais das pessoas […] Eu não estou seguro em suas reclarações de que não há possibilidade de qualquer compartilhamento de dados entre essas plataformas. ”
A audiência do Libra no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara está marcada para 17 de julho de 2019. Em uma nota sobre a stablecoin, a presidente do comitê, a deputada Maxine Waters, falou sobre a falta de uma regulamentação uniforme para o mercado de criptomoedas, e disse que os reguladores deveriam observar os planos do Libra do Facebook como um alerta, para levarem mais a sério a privacidade e segurança nacional, riscos de segurança cibernética e riscos de negociação, trazidos pelas criptomoedas. ”