SEC dos EUA suspende negociação de valores mobiliários de empresa com sede em Nevada por reclamações de falsas criptomoedas
A SEC suspendeu a negociação de valores mobiliários de uma empresa sediada em Nevada, alegando que divulgaram falsamente que suas atividades de negociação de criptos estavam registradas no regulador.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) suspendeu a negociação de valores mobiliários de uma empresa sediada em Nevada por falsas alegações de que suas atividades de comércio de criptomoeda foram aprovadas pela SEC, de acordo com um anúncio publicado em 22 de outubro.
De acordo com o pedido da SEC, em agosto de 2018, a American Retail Group, Inc., também conhecida como Simex Inc., publicou dois comunicados de imprensa afirmando que a empresa tinha feito parceria com um custodiante qualificado na SEC.
A parceria permitiria que a empresa realizasse transações de criptomoedas que estariam “sob o Regulamento da SEC”. A American Retail Group também declarou nos comunicados que estava conduzindo uma oferta simbólica, que estava “oficialmente registrada de acordo com os requisitos da SEC”.
Em resposta às declarações da empresa, Robert A. Cohen, chefe da Unidade Cibernética da Divisão de Fiscalização da SEC, disse que “a SEC não endossa nem qualifica custodiantes para criptomoeda, e os investidores devem usar vigilância ao considerar um investimento em uma Oferta Inicial de Moedas (ICO)”.
A SEC observou que, de acordo com as leis federais de valores mobiliários, o regulador pode suspender a negociação de títulos por 10 dias, bem como proibir que um corretor negocie investidores para comprar e vender as ações até que a conformidade com certos requisitos seja atendida.
Em 11 de outubro, a SEC emitiu um alerta aos investidores alertando os investidores para serem cautelosos com os fraudadores que podem usar falsas alegações sobre os reguladores para atraí-los para a compra de ativos digitais e aumentar artificialmente seu valor.
“As agências do governo federal, incluindo a SEC e a CFTC, não endossam ou patrocinam quaisquer títulos, emissores, produtos, serviços, credenciais profissionais, firmas ou indivíduos em particular”, diz o aviso.
No início deste mês, a Comissária de Valores Mobiliários de Dakota do Norte, Karen Tyler, emitiu ordens de cessação e desistência contra três empresas por supostamente oferecerem valores mobiliários não registrados e fraudulentos na forma de Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs). Uma das empresas alegadas, a Publiciza Holdings (Pty) Ltd. falsamente alegou estar registrada na SEC e também não estava registrada para vender títulos em Dakota do Norte.