Presidente da SEC dos EUA, Jay Clayton: ICOs podem ser eficazes, mas “as leis de valores mobiliários devem ser seguidas”
O presidente da SEC, Jay Clayton, declarou que as ICOs são eficazes, mas também apontou que “as leis de valores mobiliários devem ser seguidas”.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, Jay Clayton, disse que a Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs) “pode ser eficaz”, mas que “a lei de valores mobiliários deve ser seguida.” Clayton falou sobre o assunto durante um discurso sobre a atividade da SEC. no BLANK.
No que diz respeito à tecnologia de ledger distribuído (DLT), ativos digitais e ICOs, Clayton afirmou que esta é uma “área onde a Comissão e o pessoal gastaram uma quantidade significativa de tempo.” Ele acrescentou que espera “que esta tendência continue em 2019. ”
Clayton sublinhou que há “uma série de preocupações” em relação às ICOs. Mais precisamente, ele apontou o fato de que, segundo ele, as ICOs estão atualmente operando de uma forma que concede substancialmente menos proteção aos investidores do que a dos mercados tradicionais de ações e de renda fixa.
Clayton concluiu então que as conseqüências disso são “maiores oportunidades de fraude e manipulação”. No passado, Clayton observou que a maioria das ICOs deveria ser considerada títulos.
No entanto, no discurso de 6 de dezembro, Clayton admitiu que vê potencial nas ICOs, mas essa regulamentação deve ser respeitada:
“Acredito que as ICOs podem ser formas eficazes para empreendedores e outros levantarem capital. No entanto, a nova natureza tecnológica de uma ICO não muda o ponto fundamental de que, quando uma garantia está sendo oferecida, nossas leis de valores mobiliários devem ser seguidas”.
Neste ponto, o presidente mudou o foco para a recente criação do Centro Estratégico de Inovação e Tecnologia Financeira (FinHub). Conforme relatado pela Cointelegraph em outubro, o FinHub foi lançado pela SEC para facilitar o envolvimento da agência em fintech.
Principalmente, o hub recém-criado tenta ajudar startups de fintech (incluindo ICOs) a cumprir as leis existentes por meio de comunicação.
De acordo com Clayton, a criação do FinHub e outras atividades da SEC demonstram que sua “porta permanece aberta àqueles que buscam inovar e levantar capital de acordo com a lei”.
Apenas dois dias atrás, a SEC dos EUA emitiu uma ordem de cessação e uma multa de US $ 50.000 contra a CoinAlpha Advisors, um fundo de ativos digitais. A empresa interrompeu imediatamente a oferta e tomou medidas adicionais após ser contatada pela comissão.